Mais 300 pescadores recebem kits de pesca artesanal do Governo do Amazonas


 Entregas foram realizadas em Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Boa Vista do Ramos
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Amazonas (Idam), entregou 300 kits de pesca artesanal a pescadores de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) e Itacoatiara, localidade de Lindóia (a 176 quilômetros de Manaus), na sexta-feira (18/02); e Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros da capital), no domingo (20/02). O fomento foi adquirido via emenda parlamentar, e beneficia pescadores cadastrados em entidades de classe de seus municípios.
O presidente do Sindicato de Pesca do Estado do Amazonas (Sindipesca), pescador Ronildo Nogueira, comemorou as ações realizadas pelo Governo do Estado em prol da categoria.
“Há muito tempo não se via esta movimentação em benefício do setor primário. A gente sabe que ainda não é o suficiente, mas estão acontecendo as ações em benefício dos pescadores”, declarou. “Só temos a agradecer à Sepror, que faz as entregas com grande responsabilidade, assim como ao governador do Estado, Wilson Lima, por todo esse trabalho pelo setor primário”.
O secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, destaca que o kit de pesca entregue ajuda muito o pescador na sua principal atividade. “O objetivo do governo e da ação parlamentar com esta distribuição de kits é fomentar a pesca artesanal, uma atividade muito forte em todo o estado do Amazonas”, disse Cutrim.
Com estas entregas, já foram 400 kits distribuídos entre pescadores artesanais, de um total de 1.024 adquiridos pelo Governo do Estado, via Sepror, mediante emenda parlamentar de autoria do deputado estadual João Luiz, totalizando R$ 380 mil para apoio ao setor pesqueiro amazonense. Outros 100 kits já haviam sido entregues, no dia 11 de fevereiro, para pescadores do Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus).
“Se o pescador não tiver as ferramentas adequadas para sua atividade, o peixe não vai chegar à mesa dos amazonenses. E para minimizar esta falta de ferramentas é que destinamos recursos, via emenda parlamentar, para apoiar com a aquisição de mais de mil kits de pesca artesanal para mais de mil pescadores do estado”, afirmou o deputado João Luiz.
Cada kit é composto por caixa térmica de isopor, com capacidade de 170 litros; lanterna produzida em alumínio anodizado, lâmpadas LED, camisa UV malha dry fit, chapéu de palha e rede malhadeira para pesca artesanal.
FOTOS: Divulgação/Sepror
LEGENDA: Com novas entregas, chega a 400 o número de kits distribuídos entre pescadores artesanais, de um total de 1.024 adquiridos com recurso de emenda parlamentar
Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Mayana Tomaz (98121-5632) e Deyserreen Costa (99333-8273).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.