Imprensa Oficial faz doação de livros para iniciativa literária da Prefeitura de Manaus


Foram doadas 387 obras literárias, enciclopédias, livros didáticos e acadêmicos de diversas áreas, que farão parte da 6ª Feira de Livros de Manaus

A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) formalizaram na manhã desta terça-feira (22/02), em Manaus, uma importante ação em prol da cultura e da literatura do Amazonas: a doação de 387 livros do acervo histórico da IOA para uma campanha literária da Prefeitura de Manaus.
São 387 obras, de romance a poesia, enciclopédias, livros didáticos e acadêmicos de diversas áreas que vão fazer parte da sexta edição da Feira de Livros de Manaus, organizada pela Semmas em alusão ao Dia Nacional do Livro (18 de abril). A doação é fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus.
Na manhã de hoje (22/02), os livros foram entregues oficialmente pelo diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr., ao titular da Semmas, Antônio Stroski. O termo de doação foi assinado no Centro de Documentação e Memória (CDM), o setor da IOA responsável pela guarda e conservação do acervo centenário da Imprensa Oficial, com livros históricos e edições antigas do Diário Oficial.
Entre obras doadas estão “Jubiabá”, de Jorge Amado; “Chutando o balde”, de Maristela Bairros; “Fogo Morto”, de José Lins do Rego; “Denúncias contra o amor reprimido”, de Gaitano Antonaccio; “Assassinatos na Academia Brasileira de Letras”, de Jô Soares; “História econômica do Brasil”, de Caio Prado Júnior; “Lucíola”, de José de Alencar; e “Leituras críticas”, de Tenório Telles.
João Ribeiro ressaltou a importância de a Imprensa Oficial participar de iniciativas culturais e literárias com a doação de livros. “Nós temos bastante livros aqui e fizemos questão de participar para levar a leitura à população mais carente, que às vezes tem dificuldade de adquirir livros. Isso mostra como o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus estão unidos em prol da população”, disse o diretor-presidente da IOA.
Para Antônio Stroski, a doação das obras é de extrema valia para a cultura e para incentivar a prática da leitura entre os amazonenses. “Essa doação tem um grande significado para nós pela instituição que é a Imprensa Oficial e pela qualidade do que está sendo doado. Esses livros vão agregar muito na campanha que estamos fazendo sobre o Dia do Livro, que culmina no próximo dia 18 de abril”, afirmou o titular da Semmas.
Ao final, o secretário Antônio Stroski e a equipe de funcionários da Semmas visitaram as dependências da Imprensa Oficial e puderam conhecer o Parque Gráfico e o setor de montagem e impressão do Diário Oficial, bem como a Editora da IOA e o departamento de acabamento e finalização de itens gráficos.
Doação de livros – A doação de 387 livros da Imprensa Oficial para a Semmas faz parte de uma campanha da Prefeitura de Manaus para arrecadar obras literárias para a 6ª Feira de Livros de Manaus, prevista para acontecer em abril, em alusão ao Dia Nacional do Livro. Qualquer pessoa ou instituição também pode fazer doações para a campanha.
O Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, a “Lagoa do Japiim”, é o primeiro local de coleta de livros da campanha, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para a arrecadação. Mais de 500 títulos já foram doados.
FOTOS: Winnetou Almeida


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.