Governo do Amazonas apoia Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar


Sepror também trabalha para definir local da sede da Fetagri em Manaus

O titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Junior, reuniu, na tarde de quinta-feira (03/02), com representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Amazonas (Fetagri-AM), com a presença da presidente Edjane Rodrigues Meireles, para dar continuidade à discussão de demandas de interesse do setor primário, por meio das 60 entidades sindicais representadas pela Federação, entre elas a possibilidade de definição de um local onde deverá funcionar a sede da entidade em Manaus.

Na pauta do encontro também foram tratados temas como apoio à realização do 5º Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiara (ETAF), programado para o período de 20 a 22 de março próximo; ações de continuidade da atenção do Estado para com os produtores rurais durante o período das cheias, e execução de projetos de formação e capacitação profissional de produtores rurais familiares jovens e adultos.

Representantes do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), participaram das discussões com a diretoria e técnicos da Fetagri, além dos titulares das secretarias de Pesca e Aquicultura (Sepa), Leocy Cutrim, e da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf), Airton Schneider.

O secretário Petrucio resumiu o encontro dizendo que as demandas apresentadas pela Fetagri já receberam sinal positivo para atendimento por parte do governador Wilson Lima. “Todas as demandas trazidas pela Fetagri são legítimas, e o governador determinou também que a gente mantenha diálogo permanente com os trabalhadores e mais, que além disso, se proceda a execução de políticas públicas que possam fortalecer a agricultura familiar, avançando com o fomento de sementes e mudas, e também a garantia dos eventos promovidos pela Federação, que buscam a capacitação dos produtores, assim como a integração dessas lideranças e o desejo deles de ter uma sede própria, o que a gente está lutando para viabilizar”, disse o titular da Sepror.

Por sua vez, a presidente da Fetagri, Edjane Rodrigues Meireles, destacou o que considerou como resultado positivo do encontro. “A gente sabe que o setor primário tem crescido muito com esta gestão. Temos 60 sindicatos na nossa base, representando a agricultura familiar do Estado, e o grande sonho desta base é ter uma sede em Manaus, e este tema vem avançando, o que é um passo muito positivo”, destacou Edjane.

Para Edjane, “o fortalecimento, o crescimento, o investimento desse setor primário, para mim, como representante deste setor, dos pequenos e médios produtores, isso é importante, porque quando você distribui a semente, quando dá crédito, dá assistência, garante que no futuro a gente vai ter uma agricultura mais fortalecida, terá mais alimento para a família amazonense”, concluiu.

Fotos: Djalma Junior / Sepror

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.