Produtores festejam ação do Governo do Estado de entrega de itens para incentivo à agricultura familiar

 


Com a primeira ação do ano para o setor primário, Governo do Amazonas auxiliará mais de 16 mil pequenos agricultores

Beneficiados pela primeira ação do ano voltada para o setor primário, pequenos produtores do Amazonas festejaram a entrega de itens realizada pelo Governo do Estado, nesta terça-feira (25/01). Com a iniciativa do governador Wilson Lima, a diversificação nas mercadorias e aumento da produção estão entre os ganhos apontados pelos trabalhadores.

Foram repassadas mais de 16 mil sementes e mudas, 80 mil alevinos para piscicultores da capital e região metropolitana, kits serrarias portáteis e kits seringueiros para associações e prefeituras municipais.  A iniciativa faz parte do programa Agro Amazonas, lançado em 2020 e coordenado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

O governador do Estado também lançou o Edital de Credenciamento do Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), para contratação de fornecedores locais de móveis escolares para rede pública estadual de ensino.ção

“A ação do governador Wilson Lima é espetacular, poucos fizeram o que ele está fazendo. Nós temos dados estatísticos mostrando que quando o governo faz o fomento com sementes, mudas e outros insumos, a produção cresce exponencialmente”, destacou o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Valdenor Cardoso.


O presidente da Associação Renascer de Produtores Orgânicos do Careiro da Várzea, Jorge Luiz dos Santos, explicou que o grupo de trabalhadores é composto por 25 produtores rurais.

A associação foi beneficiada com mais de 700 mudas, que segundo ele, tornará diversa a oferta de produtos para venda.

“É uma importância muito grande pela diversificação que a gente vai ter no município. Com certeza vai fortalecer muito mais a produção para no futuro estarmos entregando e gerando renda”, afirmou.

O piscicultor Ovídio Pedro Aguiar, 67, é morador do ramal Água Branca, localizado no quilômetro 32 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara). Ele recebeu cerca de mil alevinos de tambaqui para reforçar os viveiros existentes na propriedade.

“Os alevinos têm uma grande importância para mim. Como eu sou agricultor, isso vai me ajudar bastante, vai dar para eu construir mais alguma coisa no ciclo dos alevinos. Vou ter condições de vender nas feiras e de me sustentar”, ressaltou o piscicultor.

Promove – Ainda nesta terça-feira, o governador Wilson Lima lançou o novo Edital de Credenciamento do Promove, programa que é coordenado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). O objetivo é a contratação de entidades jurídicas, como Microempreendedor Individual (MEI), micro e pequenas empresas, associações e cooperativas de moveleiros do Amazonas, para o fornecimento de móveis escolares que atendam a padronização da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc).

O edital ficará aberto pelo período de 30 dias, a contar de sua publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) e terá vigência de 12 meses. Os interessados poderão entregar suas propostas em meio digital ou presencialmente. O edital estará disponível no portal oficial da ADS, pela aba “Acesso à Informações – Licitações 2022”, no link  http://www.ads.am.gov.br/acesso-a-informacao/.


“São 500 mil alunos da rede pública que também são beneficiados. É um anúncio muito importante para todos os moveleiros do estado, para vender para a ADS e a ADS manda os móveis para as escolas”, acrescentou a presidente da ADS, Michelle Bessa.

FOTOS: Lucas Silva/Secom

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.