Sepror realiza oficina sobre ‘Oportunidades do Manejo de Pirarucu’, em Iranduba

Formação teve como ponto principal a proximidade de instituições parceiras para capacitação e fomento da atividade

A Secretaria de Estado de Produção Rural (sepror), realizou, na sexta-feira (17/09), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), oficina sobre “Oportunidades do Manejo de Pirarucu”, na área do acordo de pesca da Ilha da Paciência, localizada na região rural do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

O evento foi resultado de uma demanda dos comunitários da Ilha da Paciência para melhorar o aproveitamento do pirarucu manejado na área do acordo de pesca. O objetivo da oficina foi levantar os principais desafios e construir caminhos coletivos para estruturar proposta, visando o melhor aproveitamento do pirarucu manejado, com agregação de valor e consequente aumento da renda dos manejadores locais.

O engenheiro de pesca da Sepror, João Bosco Silva, conduziu as atividades da oficina.

“O manejo de pirarucu na Ilha da Paciência foi um prêmio para o trabalho de preservação dos lagos realizado pelos comunitários, que hoje estão tendo a oportunidade de pensar em estratégias para melhorar a renda que será gerada pela comercialização dos peixes que serão capturados neste ano”, disse João Bosco Silva.

A partir da visão dos manejadores, foram tratados temas como a necessidade de local adequado para o pré-beneficiamento do pirarucu, aproveitamento integral do pescado capturado, água com qualidade adequada para utilização no processo de pré-beneficiamento, capacitação para o aproveitamento da pele e boas práticas no manuseio do pirarucu capturado.

As principais oportunidades levantadas durante a oficina foram a proximidade de instituições parceiras para capacitação e fomento da atividade, aquisição de equipamentos e estruturar local adequado para realizar o pré-abate, realizar e participar de feiras para promoção e comercialização do pirarucu da Ilha, e a participação do programa Peixe no Prato.

O secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, destaca que o manejo de pirarucu é uma das atividades mais promissoras no Amazonas. “A Sepror tem realizado ações para estruturar, fomentar e promover essa importante atividade produtiva, e a Ilha da Paciência é um belo exemplo para o Estado, pois é uma área onde o manejo já é realizado desde 2013 e é a mais próxima de Manaus”, destacou.

A Ilha da Paciência já passou por um período de grande pressão antrópica, em razão da atividade humana na região. Porém, a partir da regulamentação do acordo de pesca, em 2011, a área passou a ser conservada e hoje é um local com recursos pesqueiros e flora abundantes.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.