Idam fortalece parceria com associação de produtores rurais durante assembleia geral da entidade em Carauari

 O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) participou, no período de 3 a 5 de agosto, da Assembleia Geral da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc) na comunidade Bom Jesus, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari, no município de Carauari (distante 788 quilômetros de Manaus).

Durante o evento, que contou com a participação de 280 pessoas e 39 instituições governamentais, empresariais e de base, foram realizados o planejamento das atividades para o ano de 2021 e a prestação de contas dos projetos executados pela Asproc ao longo do ano passado. Na ocasião, o Idam também atuou na entrega de 100 kits seringueiros da parceria entre a Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc) e a Associação de Moradores Extrativistas da Comunidade São Raimundo (AMECSARA).

O Idam foi representado pelo engenheiro florestal David Guimarães, para quem a Asproc é um claro exemplo de que a organização social promovida pelas entidades de base é um importante agente de transformação. 

“O Médio Juruá é marcado por uma história de lutas e conquistas protagonizadas pelos seringueiros, pescadores, coletores de sementes e produtores rurais e ribeirinhos. Essa história demonstra que é possível avançarmos com o empoderamento e fortalecimento das organizações de base no processo de melhoria de qualidade de vida dos agricultores familiares”, assinala. 

Segundo o gerente da unidade local do Idam em Carauari, Átrio Souza, a Asproc vem, ao longo dos anos, consolidando-se como um importante elo para o desenvolvimento do setor primário no Médio Juruá, por meio da captação de recursos para o fortalecimento das cadeias produtivas no Médio Juruá, como açaí, óleos essenciais, borracha, manejo de pirarucu, mandioca, entre outras.

Átrio ressaltou ainda que a parceria entre o Idam e a Asproc é antiga e continua a se fortalecer: “O Idam tem na Asproc uma importante parceira e por meio dela vários direitos são garantidos para os produtores rurais do município. Com a presença marcante da Asproc é possível fortalecer o diálogo entre o poder público, o setor empresarial e a sociedade civil organizada”.

 

FOTOS: Divulgação/Idam


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.