Dois focos de queimadas são controlados em Humaitá

Dois focos de queimadas foram controlados pelo Corpo de Bombeiros nas margens da BR-319, no município de Humaitá, distante 590 quilômetros de Manaus, neste domingo (22). O fogo se estendeu por uma área de cerca de 1,4 mil metros quadrados.

O trabalho dos bombeiros começou por volta das 14h, em um dos pontos, quando os primeiros focos foram observados a partir de imagens de satélite. Por volta das 17h30, as equipes se dirigiram para outra área que também estava queimando. A atuação foi concluída por volta das 22h. Nas duas situações, foram usados abafadores e água.

Somente na semana passada, foram cinco ocorrências de incêndio combatidas por agentes que atuam na Operação Tamoiotatá, contra crimes ambientais. Os cinco pontos de queimadas controlados pelos bombeiros serão alvos de fiscalização pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e pelo Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, afirmou o tenente-coronel bombeiro Aníbal Gomes, que comanda o pelotão.

Desde que desembarcaram em Humaitá para a operação Tamoiotatá, os bombeiros estão utilizando drones e também analisando imagens de satélite para identificar focos de calor na região e, com isso, fazer o controle das queimadas, impedindo que elas se estendam de regiões descampadas para áreas de mata primária.

Monitoramento

Para o monitoramento dos focos de calor, os bombeiros estão usando as plataformas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Agência Espacial Americana (Nasa) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), além do aplicativo Guardiões da Amazônia.

Na quinta-feira (19), os bombeiros controlaram um foco de queimada na BR-319, no sentido Porto Velho (RO). A área foi localizada a partir de drone. O fogo consumiu quase 1 mil metros quadrados. Na sexta-feira (20), as equipes atenderam duas ocorrências na rodovia BR-230, no sentido Lábrea.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.