‘Doença da urina preta’ em Itacoatiara: O que se sabe até agora e o que falta esclarecer

Suspeita de surto da doença no município surgiu após internações de pessoas que consumiram peixe. Equipes de saúde foram enviadas para investigar casos.

ma série de internações após consumo de peixe em Itacoatiara, distante 176 km de Manaus, tem preocupado autoridades de saúde do Amazonas. Até esta quarta-feira (25), 16 casos suspeitos da síndrome rabdomiólise, relacionada à "doença da urina preta" (Doença de Haff) foram registrados no município.

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) anunciou que enviará, nesta quinta-feira (26), uma equipe técnica ao município, para iniciar as investigações dos casos.

Veja o que se sabe até agora e o que falta esclarecer em 4 perguntas:

  • ·  Quando os casos começaram a ser registrados?
  • ·  Quantas pessoas estão internadas com a doença?
  • ·  A espécie do peixe influencia nos casos?
  • ·  As pessoas precisaram parar de comer peixe?
  • ·  Quais os sintomas que as pessoas contaminadas em Itacoatiara estão sentindo?

Quando os casos começaram a ser registrados?

Os pacientes com sintomas da "doença da urina preta" começaram a dar entrada no hospital no domingo (22). Nesta terça (24), o governo informou que recebeu notificação de 11 casos e, nesta quarta, o número subiu para 16.

Quantas pessoas estão internadas com a doença?

Dos 16 casos registrados, há 12 adultos, com idade entre 30 e 63 anos, e quatro crianças, entre 3 e 12 anos. Desses, 13 continuam internados.

Sete pessoas seguem internadas no Hospital Regional José Mendes, dois estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e quatro foram transferidas para Manaus, entre elas, duas crianças para o Pronto-Socorro da Criança e dois para a Fundação de Medicina Tropical.

A espécie do peixe influencia nos casos?

Até o momento, ainda não há comprovações sobre a espécie de peixe que causou a doença na região. No entanto, uma equipe técnica da Fundação de Vigilância em Saúde foi enviada ao local em busca de respostas.

As pessoas precisaram parar de comer peixe?

Até então, não há recomendação para que os moradores suspendam o consumo de peixes. A Secretaria de Saúde da cidade informou à Rede Amazônica que deve se pronunciar com mais orientações nesta quinta (26), após se reunir com equipes técnicas da FVS-AM.

Quais os sintomas que as pessoas contaminadas em Itacoatiara estão sentindo?

De acordo com depoimentos das pessoas infectadas à Rede Amazônica, os principais sintomas são náuseas, tontura e algumas pessoas relatam sentir fraqueza nas pernas. A Secretaria de Saúde do município também informou que uma criança e uma pessoa idosa foram encaminhados à Manaus, tendo a urina preta como sintoma.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.