Sepror apresenta na Fieam ações do setor primário durante pandemia e enchente


A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participou, na tarde de ontem (29/07), da 1ª Reunião Ordinária do Comitê de Desenvolvimento do Agronegócio no Amazonas (Cadaam) em 2021, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). O titular da pasta, Petrucio Magalhães Junior, quando fez uma palestra detalhando as ações do Sistema Sepror no apoio aos agricultores, durante o auge da pandemia da Covid-19 em 2020 e os programas de apoio durante a enchente recorde de 2021.

Segundo Petrucio Magalhães, o Sistema Sepror enfrentou e venceu o desafio de não deixar segmento agro parar no Amazonas, cumprindo determinações do governador Wilson Lima e executando diversos programas e projetos de socorro aos grandes e pequenos produtores rurais.

“O Sistema Sepror e outros órgãos governamentais criaram e executaram programas de apoio ao agricultor como a assistência através de entrega de máquinas e equipamentos, facilitação de operações de crédito, concessão de subsídios, fornecimento de sementes, grãos, alevinos, equipamentos para pescadores e seringueiros, apoio direto à piscicultura, agroindústria e agricultura familiar”, disse.

O secretário destacou também o apoio do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que em 2020 movimentou recursos da ordem de R$ 4 milhões, com pagamentos a agricultores amazonenses.

Sobre a ação de assistência às vítimas das cheias, Petrucio destacou a distribuição de milhares de cestas básicas aos pescadores amazonenses, via Mapa, sob coordenação da Sepror e às demais famílias carentes de todos os municípios atingidos, via Governo do Amazonas, e ainda mostrou que todas estas ações não se restringiram ao auge da pandemia, em 2020, mas continuam em execução por todo o ano de 2021.

O vice-presidente do Cadaam, empresário Nelson Azevedo, que coordenou o encontro, antecipou que a próxima reunião, em data ainda a ser marcada, prevê como um dos destaques, a participação do Banco da Amazônia (Basa), que deverá trazer subsídios sobre a ampliação da oferta de crédito rural no estado, priorizando sua interiorização.

“Hoje nós tivemos uma prévia com a fala do superintendente do Basa, quando ele enfatizou a necessidade de apoio dos órgãos do governo para promover a qualificação dos produtores rurais familiares para obtenção do crédito rural”, disse Azevedo.

O presidente do Cadaam, Muni Lourenço, participou do ato virtualmente. Entre outros participantes estavam Jório Veiga, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); Alexandre Araújo, diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf); Marcos Pinheiro, representando a Federação de Agricultura do Amazonas; André Vargas, superintendente do Banco da Amazônia (Basa); José Merched Chaar, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (OCB-AM); Guilherme Pessoa, superintendente federal da Agricultura no Amazonas; Everton Rebelo, chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Ocidental, representantes da Federação dos Economistas, técnicos do Sistema Sepror e empresários do agronegócio.

FOTOS: Djalma Júnior


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.