Plano Verão: Sepror prevê revitalizar pontos críticos de ramais que possuem produção agrícola

 

Plano Verão: Sepror prevê revitalizar pontos críticos de ramais que possuem produção agrícola

Nesta segunda-feira (12/07), a equipe de engenharia da Secretária de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva de Política Agrícola, Pecuária e Florestal (Seapaf), realizou mais uma visita do programa S.O.S Vicinais, na proximidade de Manaus, onde, desta vez, foi verificada a situação de locomoção no ramal União no quilômetro 43 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara). A localidade possui produções de avicultura, coco, pupunha, ovos, cupuaçu, mandioca, piscicultura, farinha, entre outros.

A vistoria foi realizada por engenheiros que coordenam o programa S.O.S Vicinais, para avaliação de ramais que poderão ser contemplados pelo programa, que visa recuperar trechos de pontos intrafegáveis de ramais e vicinais, para auxiliar e melhorar o escoamento da produção de agricultores familiares.

Segundo o engenheiro da Sepror, Franey Guimarães, essa visita ajuda a conhecer as produções e ter um conhecimento de perto da necessidade de cada ramal.



Situação de ramais

“Essa fase avaliativa nos mostra como está a situação de cada ramal, que tem potencial de participar do S.O.S Vicinais, colhemos todas as informações dos produtores para que seja feito o trabalho e para os que mais precisam”, disse Franey 

O programa teve início no ano de 2020, com a realização de obras em comunidades próximas de Manaus, e agora estará expandindo as atividades em outras áreas do interior do estado, onde os produtores têm dificuldades de transportar seus produtos e insumos.

Aldenor Vilaça, produtor caseiro, em um sítio na comunidade, relata as dificuldades que o ramal passa.


“Já houve situações de perda de produtos. A dona do sítio onde trabalho já perdeu 1.500 matrinxãs por não ter como sair do ramal. Se o programa vier, vai ser uma grande ajuda para nós”, afirmou.

Recurso

Em 2021, já foram realizadas as visitas em ramais e vicinais nos municípios de Beruri, Manacapuru (distantes, respectivamente, 173 e 68 quilômetros da capital) e em Manaus. O S.O.S Vicinais prevê um recurso em R$ 20 milhões para a execução do programa em ramais e vicinais em situação precária e deficiente. 

O S.O.S Vicinais integra o pacote de ações do Plano Verão, do Programa Agro Amazonas, juntamente com os programas de crédito subsidiado, o Pró-calcário, que incentiva o uso do calcário na correção do solo, e o Pró-mecanização, que incentiva a mecanização de áreas degradadas.


Plano Verão

É o conjunto de ações do Governo do Amazonas, por meio da Sepror, para ofertar alternativas ao retorno das atividades econômicas para os agricultores familiares e demais produtores rurais, baseado, principalmente, em programas de fomento e assistência técnica.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.