Sepror discute com a Funai ações futuras para beneficiar agricultores indígenas

Na manhã desta terça-feira (04/05), o secretário de Estado de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior, recebeu no gabinete da pasta o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), Francisco Castro, em encontro para tratar da cooperação mútua para apoio aos agricultores indígenas, além da participação no Plano Safra do Governo do Amazonas.

 Na reunião, Francisco Castro salientou a necessidade dos povos indígenas de receber apoio por meio das políticas públicas. “O índio quer e precisa de renda. Eles podem estar cheios de terras, mas, se não têm renda para se manter, fica difícil viver”, disse o coordenador regional da FUNAI.

Petrucio Magalhães apontou que os indígenas já estão inseridos no Programa Agro Amazonas e no Plano Safra 2021/2022, mas precisam estar cadastrados junto aos órgãos do Governo, como as secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), para receberem alimentos dos programas governamentais.


“A agricultura indígena está no Plano Safra. Contratamos técnicos indígenas para atuar no interior e desenvolver uma política de agricultura indígena e, principalmente, levar as ações até eles. Já temos alguns números positivos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do qual participam 55 produtores indígenas cadastrados, que vendem a produção e realizam a doação simultânea”, disse Petrucio.

Outros temas, como a pesca esportiva e o programa “Peixe no Prato Solidário”, foram tratados. Também foi debatido o lançamento de editais de casas de farinha e de sementes e mudas para os agricultores indígenas.

 

FOTOS: Djalma Junior 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror): Mayana Tomaz (98121-5632). 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.