Apoio da Sepror permite licenciamento de laboratório de produção de alevinos

Apoio da Sepror permite licenciamento de laboratório de produção de alevinos

Entrega da Licença Ambiental aconteceu durante ações do Programa “Agro Amazonas” para a Semana Santa

Na terça-feira (30/03), durante a solenidade que marcou o início das ações do Programa “Agro Amazonas” para a Semana Santa, no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), foi concedida a Licença de Operação Ambiental ao Laboratório de Produção de Alevinos Água Viva. O processo de licenciamento foi acompanhado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa).

A Licença de Operação é emitida pelo Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam), e permite que a propriedade passe a reproduzir alevinos de forma legal e ambientalmente sustentável. Todo o processo de apoio ao licenciamento ambiental foi executado por técnicos da Sepror, como ações relativas ao georreferenciamento da propriedade, Cadastro Ambiental Rural (CAR), macrozoneamento e elaboração do projeto técnico para instalação do laboratório.

O laboratório, que funcionará no sítio Água Viva, no Km 30 da rodovia AM-352, é da piscicultora Francisca das Chagas Almeida Bezerra, que comemora a possibilidade de poder reproduzir os alevinos de oito espécies de peixes: tambaqui, matrinxã, pirarucu, pirapitinga, jaraqui, tucunaré, surubim e caparari. Inicialmente a produção será da espécie tambaqui, o que pode ser feito ininterruptamente, durante todo o ano, a depender da demanda.

“O mercado para venda de alevinos está muito melhor do que o mercado para venda de peixe, devido à questão de preço dos insumos. Para produzir um peixe que chegue ao tamanho de venda, gasta-se muito com ração e muitos outros insumos. Já o alevino, você faz a reprodução e já vende para os outros piscicultores”, esclareceu Francisca.

O secretário executivo adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, destacou a busca contínua, por meio do Programa “Agro Amazonas”, em dar apoio aos piscicultores do estado.

A regularização ambiental está inserida como parte do programa Pró-Piscicultura, e a Sepa/Sepror busca ajudar no que for possível para os piscicultores conseguirem este licenciamento, tanto para ajudar em sua produção como também no cuidado ao meio ambiente”, concluiu Cutrim.


 

FOTOS: Emerson Martins
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror): Mayana Tomaz (98121-5632).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.