TRE/AM cassa candidatura de Adail Filho e determinara nova eleição no município de Coari

 TRE/AM cassa candidatura de Adail Filho e determinara nova eleição no município de Coari


Por unanimidade de votos o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas reconheceu que o prefeito eleito de Coari, Adail Pinheiro (PP), exerceria o terceiro mandato em 2021, e cassou, na manhã desta sexta-feira (18), o registro de candidatura dele e do vice-prefeito eleito Keitton Pinheiro (PP).

Os autores do recurso afirmam que Adail Pinheiro foi eleito em 2012 e Adail Filho venceu as eleições em 2016 e, por isso, não poderia ser candidato em 2020. O que significaria um terceiro mandato.

“Na hipótese dos autos, o recorrido, ora prefeito eleito para um segundo mandato consecutivo, está inelegível, por configurar um terceiro mandato consecutivo do mesmo grupo familiar, uma vez que é filho do ex-prefeito Manoel Adail Amaral Pinheiro, que foi eleito para o mandato anterior de 2013 a 2016”, escreveu o juiz Marco Antônio Costa.

O colegiado decidiu que, em janeiro de 2021, o presidente da Câmara Municipal de Coari deve assumir o comando da prefeitura do município até a posse do prefeito eleito na eleição suplementar, e determinaram nova eleição no município no prazo de 20 a 40 dias.

Adail Pinheiro,  foi cassado no dia 18 de dezembro de 2014, com base na Lei da Ficha Limpa, por contas reprovadas no Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União. Adail, pai do prefeito, foi eleito em 2012.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.