No Amazonas, sete cidades ganham 'Selo Unicef' por avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes

 

No Amazonas, sete cidades ganham 'Selo Unicef' por avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes

Título do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) considerou melhorias na área da educação, saúde e segurança, entre outros.

Foto: UNICEF/BRZ/Raoni Libório

Sete municípios do Amazonas foram certificados com o Selo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A iniciativa reconhece avanços na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes na Amazônia Legal brasileira. A cerimônia de premiação foi realizada de forma virtual nesta terça-feira (8).

No Amazonas, as cidades que conquistaram o Selo Unicef foram: Benjamin Constant, Borba, Carauari, Humaitá, Iranduba, Novo Aripuanã e Urucurituba.

Ao todo 1.924 municípios de 18 estados foram avaliados. Desse total, 431 cidades foram certificadas e 16 milhões de crianças e adolescentes impactadas.

No Amazonas, 56 municípios participaram e sete foram certificados. Na edição anterior, realizada em 2016, quinze municípios do Estado conquistaram o selo.

Segundo a organização, estes municípios tiveram mudanças significativas nos índices de educação, reduzindo o atraso escolar, de saúde, aumentando o acesso de gestantes ao pré-natal, e de proteção às crianças, com aumento no registro civil de crianças com até 1 ano.

Selo Unicef

O Selo é uma iniciativa Unicef para estimular e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Na edição de (2017-2020), o Selo teve quatro objetivos: alcançar crianças e adolescentes excluídas das políticas públicas, melhorar a qualidade das políticas públicas já existentes, prevenir e enfrentar as formas extremas de violência contra crianças e adolescentes e promover a participação da comunidade, principalmente para adolescentes.

G1 AM

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.