Em quase dois meses, Hospital Delphina Aziz realiza mais de 78 mil exames para usuários da rede pública

Em quase dois meses, Hospital Delphina Aziz realiza mais de 78 mil exames para usuários da rede pública

FOTOS: Divulgação/SES-AM

Entre os dias 15 de outubro e 11 de dezembro, foram realizados 78.715 exames e procedimentos para o Serviço de Apoio ao Diagnóstico (SADT) do Hospital Delphina Aziz, zona norte. A retomada desse serviço na unidade, que desde março de 2020 é referência para atendimento de Covid-19, está prevista no Programa Saúde Amazonas e visa reduzir o tempo de espera de pacientes que aguardam por procedimentos eletivos na Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, destaca que a decisão de abrir o Serviço de Diagnóstico em outubro foi com base na redução dos casos de Covid-19 a partir de junho. Os atendimentos eletivos (com data marcada) foram retomados na rotina da rede de saúde e, para agilizar os atendimentos, o Governo do Amazonas optou por abrir a unidade para outros tipos de serviço.

“Nós havíamos planejado abrir para consultas e cirurgias também, mas como observamos o recrudescimento da Covid-19, que não é só no Amazonas, mas no Brasil e no mundo, optamos por abrir somente o Parque de Diagnósticos do Delphina Aziz, que é um dos maiores do país e pode nos ajudar a dar vazão para os procedimentos que foram suspensos lá atrás”, observa o secretário.

Os outros serviços que estavam previstos foram compensados pela abertura de 50 novos leitos de UTI para atender à demanda de pacientes com Covid-19, que voltou a crescer e que estava dentro do plano de contingência para o Período Sazonal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), iniciado pela SES-AM em outubro.

Desde a abertura do SADT, o Delphina Aziz realizou 69,6 mil exames de análises clínicas, mais de 5 mil exames radiológicos, 1.847 ultrassonografias, 304 ultrassonografias com doppler, entre outros procedimentos.

Absenteísmo em alta – A SES-AM chama a atenção para o alto índice de absenteísmo (quando o paciente agendado não comparece), em média de 60%, chegando a 80% em alguns procedimentos. Muitos usuários relatam a pouca oferta de transporte coletivo para a unidade ou o receio pelo hospital ser referência para Covid-19.

“As pessoas não precisam se preocupar, porque o serviço do hospital é separado do Centro de Diagnóstico, com acesso diferente e equipes diferentes, não havendo contato entre os dois serviços. Além disso, todas as medidas de controle e prevenção estão sendo tomadas pela unidade para oferecer segurança aos usuários, sob a supervisão e monitoramento da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que definiu protocolos específicos para o funcionamento do serviço”, informou a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.