Arte-educadores expõem obras na mostra ‘In Perspectivas’, no Palácio da Justiça

Arte-educadores expõem obras na mostra ‘In Perspectivas’, no Palácio da Justiça

Exposição entra em cartaz no centro cultural nesta quarta-feira (16/12)

FOTOS: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia

Valorizar o fazer artístico e pedagógico dos arte-educadores de Manaus é o objetivo da exposição “In Perspectivas”, que entra em cartaz no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, Centro) nesta quarta-feira (16/12). Pinturas, colagens e obras diversas dos profissionais fazem parte da mostra, que retrata o momento político e social do país em meio à pandemia de Covid-19. A entrada é gratuita, por meio de agendamento no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a mostra conta com obras organizadas por 14 professores artistas, produzidas por eles e também em sala de aula durante o ano. O “In Perspectivas” é fruto do projeto “Diálogos Artísticos”, criado em 2017 pela artista visual e arte-educadora Pollyana D’Avila, em conjunto com as educadoras Olvídia Dias e Raquel Mattos, como forma de evidenciar o trabalho do arte-educador em Manaus.

“Esse projeto surgiu primeiro focado nos professores da rede municipal, para valorizar o trabalho dos arte-educadores”, conta Pollyana. “Com o tempo, o projeto cresceu, e agora também temos também os professores da rede estadual. A cada ano, pensamos em uma forma de expor os trabalhos desses arte-educadores”, explica.

Devido a pandemia de Covid-19, Pollyana ressalta que foram realizadas exposições virtuais para evitar aglomerações, com obras dos professores e dos alunos, que podem ser acessadas nestes links: pollydavila.wixsite.com/inperspectivas e dialogosartisticos7.wixsite.com/imaginativas. No Palácio da Justiça serão expostas apenas as obras dos professores.

“O tema que conduziu a produção das obras foi este momento social e político do país em meio a uma pandemia. Cada um mostrou um pouco de si, às vezes de maneira mais leve, às vezes de maneira mais profunda. Um dos pontos de destaque é que muitos voltaram a produzir por conta da exposição e isso foi muito gratificante, porque um dos objetivos é incentivar esses profissionais e artistas”, ressalta Pollyana.

Participam do “In Perspectivas”, os artistas Carina Navegante, Cinthia Louzada, Cleia Printes, Domingos Rocha, Eliana Chaves, Gisele Riker, Gleici Osório, Nilza Barbosa, Olvídia Dias, Paulo Holanda, Polly D’Avila, Raquel Mattos, Talita Araújo e Vera Carla.

A exposição fica no Palácio da Justiça até o dia 18 de abril de 2021, no horário de visitação do espaço, de terça a sábado, das 9h às 15h, com agendamento pelo Portal da Cultura.

Campanha – No Instagram @dialogosartisticos, o projeto também realiza uma campanha para divulgar o trabalho dos arte-educadores. “Todo dia postamos imagens do trabalho de arte-educadores. Eles podem enviar fotos no nosso Instagram, e inserimos em nossa página, com informações sobre o profissional com a hashtag ‘Valorize o arte-educador’. Contemplamos não só profissionais do Amazonas, mas de outros estados também”, ressalta a arte-educadora.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.