Idam participa de cerimônia de integração de novos colaboradores da Sepror

 Idam participa de cerimônia de integração de novos colaboradores da Sepror

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Valdenor Cardoso, participou da cerimônia de Integração dos Novos Servidores da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), realizada nos dias 03 e 04/11, no auditório do Sistema Sepror. Durante a cerimônia, foram dadas as boas-vindas aos novos colaboradores contratados por meio do Projeto de Apoio ao Fortalecimento das Ações de Fomento e o Estímulo à Produção Sustentável Rural da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam).

Estiveram presentes no evento, o governador do Estado, Wilson Lima, o secretário de Produção Rural, Petrucio Pereira de Magalhães Júnior, o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Alexandre Araújo, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Sérgio Litaiff Filho.

Na ocasião, o presidente Valdenor Cardoso, proferiu uma palestra destacando os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestados pelo Idam aos produtores rurais do Amazonas. Entre os assuntos abordados estão as ações de mecanização agrícola, os 21 Projetos Prioritários idealizados pelo Idam, além da importância do acesso ao crédito para o desenvolvimento rural sustentável e outras políticas públicas de incentivo ao setor primário.

“Serviço de apoio rural é gestão do Idam. E nós temos trabalhado para intensificar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), o Cartão do Produtor Primário (CPP) e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)”, disse o presidente, ao destacar que a logística no interior do Estado apresenta dificuldades, mas é preciso avançar nas ações. O produtor precisa de suporte técnico rural, de assistência, de orientação, de capacitação e de outras metodologias que promovam o desenvolvimento rural.

Segundo Valdenor, o governador Wilson Lima tem dado total atenção ao interior do Estado e ao Sistema Sepror. “Neste ano, ele nos deu 227 novos servidores concursados. Estamos vivendo um momento de estabilidade funcional, e para o ano de 2021 já temos uma previsão orçamentaria de 91 milhões para investimentos nas ações de Ater no Amazonas”, destacou.

Em seu discurso no primeiro dia do evento, Wilson Lima elogiou o desempenho do setor primário em meio ao período de pandemia. “Esse foi o setor que mais obteve resposta positiva durante esse período de crise. O estado do Amazonas apresenta potencial e grandes possibilidades para o desenvolvimento de novas culturas”.

Projeto – Entre os 146 novos profissionais que irão atuar na capital e interior do Amazonas estão Engenheiros de Pesca, Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais, Analistas Técnicos, Administrador, Médico Veterinário, Zootecnista, Técnico Agropecuário, Técnico Florestal, Auxiliar de Campo, Arquiteto, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico, Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Produção, Engenheiro Naval, Assistente Administrativo, Auxiliar administrativo, Motorista, Nutricionista e Assistente Administrativo Itinerante Rural.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.