Governo anuncia oferta de novos serviços no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam)

 Governo anuncia oferta de novos serviços no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam)

Foto: Diego Peres / Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, visitou o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM), nesta quinta-feira (1), para anunciar a oferta de novos serviços na unidade, como a realização de cirurgias ortopédicas e oftalmológicas, que até então eram realizadas em outras unidades mistas da rede estadual.

A Unidade Semi-Intensiva do ICAM também teve ampliação na oferta de leitos, passando de quatro para sete no total. O instituto ganhou, ainda, mais uma enfermaria para pacientes pré-adolescentes.

“O ICAM está recebendo três novos leitos de semi-intensiva e também 11 leitos na enfermaria para atendimento de adolescentes. Havia uma carência de atendimento para esse público, que nós estamos sanando com essa estrutura que a gente monta aqui no ICAM, que é referência no atendimento à pediatria”, afirmou o governador.

Wilson Lima também destacou as sete desospitalizações realizadas somente neste ano na unidade, possibilitando que pacientes internados há anos no local pudessem retornar para casa, com todo o suporte necessário.

“Nós conseguimos, através do Fundo de Promoção Social, montar uma estrutura para atendimento dessas crianças nas residências delas e, então, elas conseguiram retornar às suas casas, e lá o aconchego da família tem uma contribuição muito significativa para o atendimento dessas crianças”, acrescentou.

Cirurgias – A estimativa é que o ICAM realize até 60 cirurgias ortopédicas por mês. Os procedimentos serão de caráter eletivo, para crianças que já passaram por atendimento de urgência e emergência em prontos-socorros.

A diretora Ana Cristina Oliveira explicou que, até então, esse tipo de cirurgia ortopédica era realizada no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na zona leste de Manaus, unidade que atende também pacientes adultos.

“Assim, não atenderemos mais esses pacientes no mesmo espaço dos adultos”, disse a diretora. Segundo ela, o serviço de ambulatório em ortopedia da unidade já está funcionando.

As cirurgias oftalmológicas que serão realizadas no ICAM também são de caráter eletivo. Antes, esse serviço era realizado no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus. A meta é realizar 20 cirurgias oftalmológicas por mês.

Leitos para Covid-19 – O ICAM é referência em neonatologia e no atendimento de urgência e emergência pediátrica. O instituto está equipado com 128 leitos, sendo 11 de UTI cirúrgica e 11 de UTI clínica.

No trabalho de reorganização da rede de assistência estadual, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o ICAM também passou a ser referência para o atendimento de crianças com Covid-19. Para isso, a unidade está equipada com sete leitos de UTI, sendo quatro pediátricos e três para pré-adolescentes.

“Vale ressaltar que o atendimento de consultas e exames de pediatria no Delphina Aziz continua. O que acontece é que, quando a criança precisa ser internada por conta da Covid, ela é referenciada para o ICAM, que têm os leitos específicos para atendimento de crianças na pediatria Covid”, ressaltou o secretário Marcellus Campêlo.

(*) Com informações da Secom

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.