Secretaria de Produção Rural avalia jaraqui como nova perspectiva para piscicultura no estado

Secretaria de Produção Rural avalia jaraqui como nova perspectiva para piscicultura no estado

Por meio da Sepa, órgão adquire exemplares de jaraqui-de-escama-grossa e visa diversificar oferta de alevinos do Centro de Balbina






A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), adquiriu 500 exemplares de peixe da espécie jaraqui-de-escama-grossa (Semaprochilodus insignis) para seleção de matrizes e reprodutores no Centro de Tecnologia, Treinamento e Produção em Aquicultura (CTTPA), em Balbina, no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus).

 
O titular da Sepa, Leocy Cutrim, destacou a operação, ocorrida na quinta-feira (23/07). “Por meio dessas ações, a Sepa visa diversificar a oferta de alevinos do Centro de Balbina, que tradicionalmente reproduz as espécies tambaqui e matrinxã, mas que no ano 2019 também passou a ofertar alevinos de pirapitinga. Além disso, a formação do plantel de jaraquis é o primeiro passo para criação do projeto de reprodução de espécies com potencial para aquicultura ornamental”, afirmou.

 

O jaraqui é considerado um peixe de excelente potencial, tanto para aquicultura ornamental, quanto para a aquicultura de recria e engorda. No mercado ornamental a espécie é conhecida como “Brasileirinho”, podendo chegar até R$ 5,00 a unidade.

 

Na aquicultura de engorda, o jaraqui pode ser trabalhado com outras espécies de peixes (policultivo), pois tem como característica o hábito alimentar detritívoro, consumindo matéria orgânica, algas e microrganismos depositados em substratos, realizando o processo de “limpeza” do viveiro.

 

A seleção das matrizes e reprodutores dos peixes adquiridos agora, acontecerá entre os meses de novembro a março próximos, quando ocorre o período de reprodução da espécie.

 

FOTOS: Divulgação/Sepa-Sepror

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror): Mayana Tomaz (98121-5632).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.