Produção de abacaxi deve alcançar 65 milhões de frutos em 2020

Produção de abacaxi deve alcançar 65 milhões de frutos em 2020
Somente na comunidade do Caramuri, uma das principais produtoras da região, devem ser colhidos 900 mil frutos neste ano
Foto: Ione Moreno/Arquivo

Sem sofrer com os efeitos da pandemia do novo coronavírus, a produção de abacaxi no Amazonas, na safra de 2020, deverá ser 6,5% maior em relação a do ano passado, de acordo com dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam). Enquanto em 2019 a produção das comunidades de Engenho, Novo Remanso, Macurani e adjacências, no município de Itacoatiara, foi de 61 milhões de frutos, para este ano o segmento estima 65 milhões de unidades.
Em junho, o abacaxi produzido no Amazonas recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O reconhecimento representou um incentivo para os produtores da Associação dos Produtores de Abacaxi da Região de Novo Remanso (Encarem), que engloba produtores rurais das regiões de Vila do Engenho, em Itacoatiara, e Caramuri.
O produtor rural da comunidade do Caramuri, Fábio Leandro da Silva, relata que a pandemia não prejudicoU a produção na região. “Fizemos uma parceria com o governo estadual e, graças a ela, conseguimos manter a colheita mesmo em meio à pandemia da Covid-19. Agora que os casos estão diminuindo tudo está ainda melhor, pois a Feira da Manaus Moderna está voltando a funcionar e poderemos enviar nosso abacaxi para lá”, afirma.
Com implementos e apoio técnico da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio do Sistema Sepror - que abrange o Idam, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) - somente a comunidade do Caramuri deve produzir 900 mil frutos da cultura agrícola até o final deste ano.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.