Faixa Azul da Avenida Constantino Nery voltará a funcionar no dia 6 de julho, anuncia prefeitura

Faixa Azul da Avenida Constantino Nery voltará a funcionar no dia 6 de julho, anuncia a prefeitura

Uso da faixa exclusiva estava liberado para todos os veículos durante construção de complexo viário. Faixa Azul da Avenida Torquato Tapajós continua liberada.

Foto: Marcio James/Semcom
A Prefeitura de Manaus anunciou, nesta quarta-feira (1º), que a Faixa Azul, exclusiva para tráfego do transporte coletivo, voltará a funcionar na Avenida Constantino Nery na segunda-feira, 6 de julho. O uso da Faixa Azul estava liberado para todos os veículos durante a construção do complexo viário Ministro Roberto Campos, entregue na segunda-feira (29).
Com a entrega da obra, o sistema de circulação exclusivo na faixa à esquerda da Constantino Nery voltará ao normal. A partir desta quinta-feira (2), segundo a prefeitura, agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) iniciam a orientação aos motoristas quanto ao uso da faixa.
Conforme portaria 033, de 15 de fevereiro de 2016, da Prefeitura de Manaus, as faixas exclusivas de circulação podem ser utilizadas pelos seguintes veículos, devidamente identificados:
  • transporte coletivo urbano;
  • transporte público individual (táxi);
  • transporte especial (fretamento);
  • transporte escolar;
  • transporte de tropa e equipamentos bélicos das forças armadas;
  • veículos de remoção de veículos (guincho) em efetivo serviço de remoção.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, circular com veículo não autorizado em Faixa Exclusiva de transporte coletivo é infração gravíssima, com sete pontos na Carteira de Habilitação e multa no valor de R$ 293,47.
A restrição na faixa ocorre, por enquanto, apenas para a avenida Constantino Nery. A Faixa Azul da Avenida Torquato Tapajós permanece liberada para todos os veículos, por conta da obra do complexo viário no acesso do conjunto Manoa, Zona Norte, executada pela Prefeitura de Manaus.

Itinerário de ônibus na Constantino Nery

Dezenove linhas de ônibus, que circulavam nas vias do entorno do complexo viário Roberto Campos e estavam com itinerário desviado durante a obra, também voltaram à rota original desde a última terça-feira (30). A maioria dessas linhas circulava pela rua Emílio Ruas, no bairro de São Jorge, Zona Oeste.
No fluxo da avenida São Jorge, em direção à avenida Constantino Nery, retornam as linhas 120 / 121 / 211 / 216 / 221. No sentido que vai da avenida São Jorge para rua Pará, voltam a circular as linhas 118 e 122.
No fluxo que segue pela Constantino e vai para a rua Pará, retornam as linhas 318 / 407 / 452. No sentido avenida João Valério para avenida São Jorge, volta a linha 122. As linhas que retornam para o fluxo João Valério / Constantino Nery são 123 / 318 / 401 / 402 / 407 / 452 / 456 / 626.
Além disso, de acordo com a prefeitura, novas linhas de ônibus já estão em operação. As alimentadoras 019 e 020 farão a integração de passageiros da plataforma inferior da estação para a superior, que recebe as linhas troncais.
Os coletivos dessas novas linhas percorrerão os bairros Vila Marinho, Compensa, São Jorge, Lírio do Vale, Nova Esperança e conjunto Augusto Montenegro, com destino à nova estação, construída no complexo viário.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.