Idam recebe apoio do governo alemão através da agência GIZ para estruturar ações de assistência no âmbito da regularização ambiental

Idam recebe apoio do governo alemão através da agência GIZ para estruturar ações de assistência no âmbito da regularização ambiental

Em videoconferência, na manhã desta segunda-feira (22/06), o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Valdenor Pontes Cardoso, alinhou estratégias com representantes da Agência Alemã para Cooperação Internacional Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) para atender a Regularização Ambiental no estado do Amazonas. O objetivo é realizar um planejamento estratégico, por meio de uma consultoria feita pela GIZ, para que o Idam possa atuar com o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no estado.
De acordo com a assessora técnica e coordenadora do escritório da GIZ em Manaus, Bárbara Nascimento, o objetivo da consultoria é construir junto ao Idam uma visão estratégica para a promoção dos imóveis rurais e a implementação do PRA no estado do Amazonas.  “A ideia é que, por meio de iniciativas de recuperação florestal aliadas ao fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), o Idam possa atender as demandas voltadas ao PRA”, disse.
Durante a reunião, foi apresentado um Termo de Referência onde ficou estabelecido que o consultor da GIZ, Marcelo Nunes, irá atuar junto ao Idam a fim de adequar estrategicamente o Instituto para atender as demandas de Regularização Ambiental do estado.  “Após o planejamento estratégico para atuação do Idam na Regularização Ambiental, será feito um diagnóstico da infraestrutura necessária para essa atuação e, só então, será fechado o Termo de Referência com um Plano Operacional dos procedimentos a serem executados pelo Idam”, explicou o consultor.
Participaram da reunião por videoconferência o diretor-presidente do Idam, Valdenor Pontes Cardoso; o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Luiz Herval; a diretora de Planejamento Institucional do Idam, Lucelisy Borges; o consultor da GIZ, Marcelo Nunes e a assessora técnica e coordenadora do escritório da GIZ em Manaus, Bárbara Nascimento.
Força-tarefa – Vale destacar que, desde a semana passada, o Idam, por meio do Núcleo de Geoprocessamento, criou uma força-tarefa para a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos produtores rurais do estado do Amazonas. A expectativa é que com o CAR os produtores acessem o Crédito Rural e o Idam elabore mais de mil projetos de crédito.


 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.