Entenda sobre Anonymous e o que fazem

Entenda sobre Anonymous e o que fazem

Na noite desta segunda-feira (1), o grupo de ativistas do Anonymous no Brasil vazou supostos documentos de cidadãos ligados a Jair Bolsonaro, com informações do próprio presidente, sua família e assessores, como CPF’s, telefones, endereços, além de dados sobre imóveis da família — os dados não foram confirmados por todos, mas as reclamações e os pedidos de investigação levam a crer que sim.
O grupo de hackers Anonymous voltou, após um período de hiato, á internet. Entre domingo (31) para segunda (1), depois do início dos protestos pela morte de George Floyd nos EUA, os hackers tornaram público uma suposta ação judicial contra Donald Trump.
No País, os Anoymous não se manifestavam desde 2013 em meio aos protestos que ocorriam a então presidente Dilma Rousseff (PT). Naquela época, e presidente, e seu vice, Michel Temer (MDB), tiveram suas redes sociais invadidas. O site do Exército brasileiro foi invadido e ficou fora do ar por cerca de 15 horas. No ano, as Forças Armadas haviam sido roubado.
Quem são?
O grupo de hackers é um coletivo descentralizado e sem líder formado em 2003. Por isso eles se chamam de “legião” e defendem que são “uma ideia”. Qualquer pessoa que se identifique com isso e seja um hacker pode ajudar a vazar informações. O lema do Anonymous é “Somos uma Legião. Não perdoamos. Não esquecemos. Somos os Anonymous”.

Grupo voltou com vídeo relativo a protestos nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Twitter)


Embora o Anonymous defenda a ideia de que atua em favor de liberdades individuais e contra preconceitos, a falta de uma centralização também cria ações consideradas dúbias. Por exemplo, na década de 2010, há uma série de ações como a invasão de sites de combate à epilepsia para inclusão de gifs supercoloridos, causando ataques epiléticos em visitantes.
No Brasil, também é difícil identificar os movimentos, com mais de uma centena de páginas em redes sociais com o nome Anonymous, mas compartilham ideais parecidos. Por exemplo, a página AnonymousBr4sil demonstrou seu apoio a movimentos conservadores e foi atacada por outros grupos Anonymous no Brasil, por divergir da proposta.

O grupo que assumiu a responsabilidade pelos ataques e vazamentos contra Bolsonaro é o AnonymousBrasil. A conta, contudo, foi suspensa pelo Twitter, mas outros grupos mantêm o compartilhamento dos dados.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.