Ebola: Novo surto é anunciado pelo o ministro do Congo

Ebola: Novo surto é anunciado pelo o ministro do Congo

Um novo surto de ebola foi declarado, nesta segunda-feira (1º), na Republica Democrática do Congo e já foi registrado quatro mortes.

            República Democrática do Congo anunciou nesta segunda-feira, 1º, um novo surto de ebola - simultaneamente a pandemia do novo coronavírus, que infectou 3,1 mil pessoas e matou 71 no país. Este é o 11° surto de ebola no Congo desde que o vírus foi descoberto em 1976; somente de 2017 para cá, o país já sofreu três surtos.
O governo congolês solicitou o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao anunciar o ressurgimento do vírus ebola em Mbandaka, capital da província do Equador, 600 km ao norte da capital, Kinshasa. As duas cidades se comunicam pelo rio Congo, e ficam a uma semana de navegação uma da outra.
"O novo surto de ebola representa um desafio, mas estamos prontos para enfrentá-lo", escreveu no Twitter a diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África, Matshidiso Moeti, afirmando que tem trabalhado com as autoridades do Congo ao longo dos anos para fortalecer a capacidade de respostas aos surtos. 

No total, 3,4 mil pessoas foram infectados e 2,2 morreram no Congo em decorrência da ultima epidemia da doença ate o dia 21 de maio, segundo dados da OMS.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.