Criança recebe alta após nove anos em hospital

Criança recebe alta após nove anos em hospital

Alex, de 12 anos receberá acompanhamento em casa do programa Melhor em Casa, do Governo do Estado

(foto: Gisele Rodrigues/Susam)


Há nove anos vivendo no leito da Unidade de Terapia Semi-intensiva do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), Alex Miranda Gomes, de 12 anos, recebeu alta nesta terça-feira (02/06)
Alex era o paciente mais antigo internado na unidade. E o retorno para casa foi ao ser incluído no programa Melhor em Casa, do Governo do Amazonas. Para isso acontecer, ele recebeu equipamentos necessários para continuar o tratamento em casa.
O menino é portador de uma miocardiopatia e convive com as sequelas de dois acidentes vasculares hemorrágicos, mas tem o quadro clínico estabilizado.
De acordo com a diretora do Icam, Ana Cristina Oliveira, dispositivos essenciais foram disponibilizados para a desospitalização de Alex, como o respirador mecânico BiPAP, o cilindro de oxigênio, aspirador, oxímetro, nobreak e a cama hospitalar. Além dos itens encaminhados pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a família contou com a solidariedade de outras pessoas e empresas que doaram ar-condicionado e um televisor de 43 polegadas para o novo quarto de Alex.
A criança é a terceira a deixar o Icam e voltar para casa nos últimos oito meses. “Temos uma equipe multidisciplinar de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, então, toda a equipe trabalha com essas crianças que são moradores. Ele (Alex) foi tendo uma evolução com importantes resultados. Então, a partir daí, toda a equipe começou a trabalhar, como sempre em todas as crianças, porque ele tinha um potencial muito grande para sair daqui”, disse a diretora do Icam.
Em casa, Alex receberá acompanhamento semanal de uma equipe multidisciplinar do Melhor em Casa, composta por um médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, assistente social, enfermeiros e técnicos de enfermagem.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.