IBGE divulga essa sexta (29) que o PIB encolheu 1,5%

IBGE divulga essa sexta (29) que o PIB encolheu 1,5%

Foi o pior resultado desde da 2° trimestre de 2015. E o Brasil fica à beira de uma nova recessão.



O Produto Interno Bruto (PIB) apresentou retração de 1,5% no primeiro trimestre de 2020 (comparado ao quarto trimestre de 2019), afetado pelos os efeitos da covid-19 e isolamento social. O resultado reflete apenas os primeiros impactos da pandemia do novo coronavírus e coloca o país à beira de uma nova recessão, uma vez que a expectativa é de a queda seja ainda maior no 2º trimestre.
"A queda do PIB do primeiro trimestre deste ano interrompe a sequência de quatro trimestres de crescimentos seguidos e marca o menor resultado para o período desde o segundo trimestre de 2015 (-2,1%). Com isso, o PIB está em patamar semelhante ao que se encontrava no segundo trimestre de 2012", informou o IBGE, em comunicado.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu nesta sexta-feira (29) compreensão e solidariedade para que a retomada da economia, após a crise do coronavírus, seja mais rápida no país.
“Precisamos de cooperação, colaboração, compreensão, solidariedade", disse o ministro durante um seminário virtual.

Se referindo aos recentes conflitos do presidente Jair Bolsonaro com outros poderes, como o Judiciário, Guedes apontou que disputas são "naturais" nesse período, mas defendeu trégua neste momento de crise senão "o barco naufraga."

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.