Anvisa alerta sobre uso de mascaras em crianças

Anvisa alerta sobre uso de mascaras em crianças

A recomendação é pelos bebês não conseguirem perceber que o pano está causando falta de ar e acabarem sufocando.

Sabe-se que a medida mais efetiva para o controle do corona vírus (covid-19) é o isolamento social, e que o uso de máscaras é imprescindível para saídas básicas necessárias – como ir ao supermercado ou a um medico de emergência. Entretanto, a conversa é diferente quando o assunto é o uso do acessório em crianças menores de dois anos.
Segundo comunicado da Anvisa de "Orientações Gerais - Mascaras faciais de uso não profissional", o acessório é contraindicado para “crianças menores de 2 anos, em pessoas com problemas respiratórios ou inconscientes, incapacitadas ou incapazes de remover a máscara sem assistência”.
Além da dificuldade em manusear o utensílio de proteção sem uma possível contaminação, a restrição para os bebês acontece também porque o pano da máscara pode causar perda de ar e eles não conseguem avisar aos pais sobre isso, como os maiores, e nem tirar o objeto sozinhos.
A medica pediatra Lilian Silva reforça as orientações e cuidados necessários, "primeiro que só se tira criança dentro de casa em caso emergências com a saúde da criança ou com a segurança da mesma. No real caso de tirar criança o uso de mascaras esta indicado apenas pra crianças acima de dois anos. Crianças menores de dois anos tem risco maior de sufocamento por não ter a capacidade de perceber que o pano estar lhe causando falta de ar e não poder avisar."
Mas para adultos a recomendação é a mesma: se precisar sair, use mascara.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.