ADS divulga balanço de ações executadas durante a pandemia

 
O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), já comprou mais de 600 toneladas de produtos regionais oriundos da agricultura familiar do Amazonas, desde o anúncio do pacote de medidas emergenciais para o setor primário, realizado no dia 1º de abril.
Para minimizar o impacto econômico dos produtores locais, a ADS conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa do Amazonas a Lei nº 5.161, de 2 de abril de 2020, que dispõe sobre a aquisição emergencial de insumos produzidos pelos produtores cadastrados no Edital nº 003/2019, beneficiando associações, cooperativas, agroindústrias e produtores individuais credenciados.
“Essa foi uma grande conquista para o setor primário. A suspensão das aulas ocasionaria também a suspensão no fornecimento desses alimentos. A aprovação da lei nos permitiu continuar adquirindo os produtos que, durante esse período, têm como destino pessoas em vulnerabilidade social”, explicou o presidente da ADS, Flávio Antony Filho.
Para esta operação emergencial foram destinados R$ 5 milhões. Até o momento, foram realizados mais de 450 pedidos, beneficiando 155 fornecedores em 15 municípios, além da capital.
Nesta próxima quarta-feira (29), serão disponibilizadas mais 105 toneladas de produtos como abacaxi, abóbora, banana, cheiro-verde, couve, feijão de metro, filé de pescado, banana pacovã, limão, pimentão, mamão, macaxeira, pimenta de cheiro, tangerina, melancia e farinha.
Os alimentos são entregues para a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social (FPS), responsáveis pela distribuição dos mantimentos às pessoas em situação de vulnerabilidade social, instituições cadastradas e pontos de acolhimento do Governo do Estado.
Feirantes – A ADS destinou R$ 1 milhão para a compra de alimentos dos feirantes. O objetivo é garantir 50% do que seria comercializado nas feiras da ADS, na capital e no interior. Nos municípios, os alimentos são disponibilizados para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), hospitais e projetos de atendimento a famílias carentes.
Na capital, já foram adquiridas 28 toneladas de alimentos fornecidos por agricultores da Região Metropolitana, e serão disponibilizadas mais dez toneladas, nesta quarta-feira (29). No interior, já foram adquiridas mais de dez toneladas de produtos regionais, beneficiando um total de 160 feirantes.
Municípios – Ao todo já foram contemplados com as ações da ADS produtores nos seguintes municípios: Codajás, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Japurá, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Eirunepé, Autazes, Carauari, Parintins, Benjamin Constant, Humaitá, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Manaus.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.