Sul do Amazonas recebe comitiva de secretários estaduais

Representantes de órgãos e entidades estaduais iniciaram visitas a municípios nesta segunda (16/03)
Uma comitiva do Governo do Amazonas, liderada pela Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), deu início ontem (16/03) ao “Projeto Sub-Região Sul do Amazonas”, visitando as cidades de Humaitá, Apuí e Manicoré, onde estão sendo feitas reuniões, visitas e encontros com lideranças rurais e empresários que desenvolvem ações de desenvolvimento para o setor primário na região.
O projeto tem o objetivo de interiorizar o desenvolvimento econômico para o Sul do Amazonas, reduzindo e substituindo queimadas e ações de desmatamento por atividades produtivas sustentáveis. “Acreditamos que é possível, sim, conciliar desenvolvimento e produção com a questão florestal, e por isso viemos aqui conhecer as necessidades da região para voltar e apresentar um projeto agroflorestal, que pode ser uma referência para o mundo”, disse o secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.
Participam da comitiva, além de Petrucio Magalhães Júnior, a diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Eda Maria Oliva; o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Alexandre Araújo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório de Albuquerque Veiga Filho; o secretário das Cidades e Territórios, Ricardo Luiz Monteiro Francisco; e o assessor técnico da Sepror, Luiz Otávio Rodrigues da Silva.
No primeiro dia foi realizada visita a uma fazenda de plantio de arroz, em Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus), na qual o proprietário, Edson Martins, produz 235 hectares do tipo Cambará Cultivar e 40 hectares do tipo Ana 9005. O Cambará rende 55 sacas por hectare (ha), e o Ana 9005 rende de 70 a 100 sacas por ha, sendo colhidos entre fevereiro e abril.
“Nossa produção de 2020 está superando todas as nossas expectativas. Estamos tendo uma alta produção, é só corrigir o solo, tratar a lavoura de forma correta, que a produção corresponde bem. Estou muito animado”, comemorou Edson.
Roteiro – Na parte da tarde, em Santo Antônio do Matupi, distrito de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus), a comitiva visitou a área do Frigorífico Matupi, que tem inauguração prevista para final de 2021, com expectativa de abate e desoça de 300 bois/dia e investimentos da ordem de R$ 15 milhões.
Também foi realizada visita à indústria de laticínios Matupi, que produz em média 12 mil litros de leite por dia e 1.200 quilos de queijo. Ao todo, 150 toneladas de produtos, entre queijos, requeijão, manteiga e doce de leite são produzidos por mês. Vale destacar que um programa de melhoramento genético está transformando a vida dos produtores de gado leiteiro da região.
Em outra parada no roteiro da comitiva, o frigorífico Frigonosso, com previsão de inauguração para 13 de abril, a meta é abater 310 animais por dia, com a previsão de geração de emprego para 80 pessoas da região, de forma direta.
Com o Frigonosso e o Amazonas, que inaugurou no início deste ano, já são dois frigoríficos de abate bovino iniciando suas atividades na região neste ano, estimulando o pecuarista a produzir de forma sustentável, pois tem onde realizar o abate, como aponta o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo. “Possibilitando a garantia de uma carne abatida com qualidade e sanidade animal”, lembrou ele.
Cessão de uso – O Idam realizou a assinatura de um termo de cessão de uso de uma colheitadeira de grãos para a Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade Cristolândia (ASSF-Cocri), representado pelo presidente Joadilson Coimbra, que agradeceu pelo equipamento que vai ajudar a aumentar a produção da entidade.
Reunião com pecuaristas – Reunida com pecuaristas de Matupi, a comitiva de secretários e diretores-presidentes de entidades do Governo do Amazonas apresentou o Programa Agroflorestal Sustentável para Desenvolvimento Sustentável da Sub-Região Sul do Amazonas.
Na ocasião, os pecuaristas tiveram oportunidade de mostrar suas necessidades e pedir apoio para desenvolver o trabalho na região.
Atentos, os dirigentes de órgãos e entidades estaduais deram esclarecimentos com relação às principais dúvidas e se mostraram dispostos a atender algumas demandas para atender o terceiro maior rebanho bovino do Amazonas, com aproximadamente 130 mil cabeças de gado, segundo dados da Adaf.
“A produção estimada atual do sul do Amazonas é de 32 mil toneladas de grãos, mas a meta é de crescer cinco vezes em cinco anos, atingindo 150 mil toneladas em 2025. E sem a necessidade de desmatar, recuperando áreas degradadas”, destacou o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.
Nesta terça-feira (17/03) segundo dia de viagem, a comitiva seguirá para Apuí (distante 453 quilômetros de Manaus), onde os representantes do Governo do Estado se reunirão com lideranças locais, conhecerão mais uma indústria de lacticínio e visitarão as obras de ampliação da rede de abastecimento de água do município.
FOTOS: Mayana Tomaz/Sepror

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.