Coletiva de imprensa Governo do Amazonas 22/03/20

Rodrigo Tobias – Secretário de Saúde
Rosimeire Costa – Diretora-Presidente da FVS
TRANSCRIÇÃO APROXIMADA
Páis entrou na fase de transmissão comunitária, as ações de vigilância tbm passam a ter outra atuação. Cada pessoa passa a ser um potencial portador. Não divulgaremos mais casos suspeitos, só os confirmados e os em investigação.
Números Amazonas:
26 confirmados
25 são Manaus
1 Parintins
24 casos sendo investigados e processados
1 dos positivos está em UTI no Delphina, mas estável. Ele é procedente de Parintins e foi deslocado para Manaus de Parintins, em transporte aéreo.
Brasil é área de risco de transmissão comunitária
Todos os outros casos em investigação dos municípios, inclusive de Coari, foram descartados.
--
Perguntas:
Os atendimentos no Delphina serão: conforme o plano de contigência, a partir de segunda, o Delphina vai estar de portas fechadas. As pessoas que procuram comumente o Delphina precisam procurar outras unidades – UPA Campos Salles e outros SPAs. Toda a equipe fica à disposição em outras unidades de saúde, principalmente para pacientes crônicos. Delphina será específico para casos graves, os confirmados que precisam de estrutura de UTI.
Hoje temos 50 leitos confirmados e equipados, de UTI. Estamos expandindo para 150 leitos de UTI.
Com a confirmação da confirmação local, aumenta a preocupação da transmissão comunitária? Outras unidades estão sendo preparadas para receber? Hospital de retaguarda não é viável nem recomendável, evitar que pacientes suspeitos e confirmados precisam evitar transitar na rede de saúde, por isso concentrar no Delphina.
É importante esclarecer que temos uma grande circulação de vírus respiratórios neste período. A pessoa estar gripada nao significa que ela está com corona, porém não sabemos qual o vírus que está causando esses sintomas gripais. Isolamento.
Por isso preservar os leitos para quem precisa realmente de atendimento. 80% dos casos por estudos, vão passar por gripes e resfriados. A recomendação é ficar em casa e se isolar, evitar contato com família e amigos.
Não apenas pessoas com sintomas de gripe se manterem isoladas, mas todos os outros. Se não tem absoluta necessidade de sair, fique em casa.
Não existe conceito de vírus circulante. Quem leva o vírus são as pessoas. As pessoas precisam parar de circular.
Fortalecemos a ideia de isolamento social.
Temos, dos 25 outros casos, todos estão estáveis, em isolamento domiciliar. 1 já saiu do período de quarentena, alguns saem nos próximos dias.
Divisão de casos em bairros: a maioria, 90% dos casos, são importados. Não faz sentido do ponto de vista epidemiológico divulgar os bairros. Neste momento não estamos divulgando. Pessoas precisam ser muito cuidadosas com o que é divulgado. Não é relevante do ponto de vista epidemiológico localizar geograficamente. Recomendamos ao condomínio não divulgar, pois pode acontecer com cada um de nós, discriminação. E cerca de 80% da população vai pegar, nem que seja de forma branda ou assintomática.
Quando receberemos novos kits? Governo Federal já fez aquisição, por critério de numero de casos, serão partilhados para os estados.
Precisamos tbm localizar casos assintomáticos e que a população fique em casa.
Ao longo da semana tbm chegarão EPIs, cerca de 10 EPIs para cada leito.
Além dos EPIs do ministério, tbm o governo está fazendo aquisições, para os profissionais da saúde.
Trabalhadores do distrito, recomendação: ela já foi feita a recomendação e os decretos governamentais tbm regulam. Há várias semanas essas recomendações estão sendo dadas.
Tecnicamente, Prefeitura e Estado já trabalham alinhados. Além do ministério da saúde, anvisa, forças armadas, defesa civil. Esse comitê existe desde novembro.
Todas as situações que existe risco de saúde, já é uma rotina esse trabalho integrado.
Somente um paciente precisou de UTI e ngm está correndo risco de morte.
Médica que foi internada no Delphina, essa médica não teve o Covid 19. Ela fez o exame e não deu isso.
Vacinação de gripe será feita em casa, dessa nova campanha. Somente para idosos e profissionais de saúde. As equipes da Semsa e da Susam estão identificando os idosos e a vacina será feita em casa, evitando aglomerações.
Caics e Caimis serão fechados a partir de segunda-feira.
No interior, as vacinas de gripe começam amanha em alguns municípios e no decorrer da semana, em outros.
Em Manaus, a estratégia definida, para evitar aglomeração em postos de vacinação, ela será feita casa a casa. O idoso não deve ir para nenhuma unidade de saúde. Foi definida pela Semsa.
A pessoa internada na UTI é um homem que esteve em contato com pessoas de SP, que vieram para um evento em que ele estava presente. Voltou pra Parintins, sentiu-se mal e a Susam proveu a UTI aérea.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.