Inscrições abertas para minicursos de livros impressos e artes visuais.

Na ocasião, os participantes terão contato com edições especiais, relato de experiências e pesquisas, além de um exercício prático: a produção de uma publicação coletiva.


O projeto Escambo, contemplado pelo Edital de Conexões Culturais 2017, da Prefeitura de Manaus, promoverá nos dias 14, 17 e 19 de fevereiro, o minicurso Página Livre: edições independentes e livro de artista. A atividade é gratuita e será realizada no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua), Unidade 2, na rua Simon Bolívar, nº 215, Centro (praça da Saudade).Nos três dias de sua realização, a atividade ocorrerá das 14h às 18h. As vagas são limitadas. Para participar, é necessário possuir 16 anos e se inscrever por meio do link: https://bit.ly/3700U6i

Foto: Divulgação
A divulgação dos selecionados ocorrerá pelo Instagram @escambo_trocas_impressas. Após a realização do curso será fornecido um certificado digital emitido pelo Caua, assinado pelo mediador e pela representante da instituição a todos os participantes que tiverem frequentado os encontros.


Sobre o mediador do minicurso

Rômulo Nascimento é designer gráfico e pesquisador. Doutorando em Design pela Esdi/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com a dissertação “Interrogando o livro: a arte responde”. Publicou “semfé” (2011) e apresentou a edição “em suas mãos” na exposição coletiva “Do lápis de Di ao festim das barrancas” (2012).

Segundo ele, que também é o proponente do projeto, a proposta da atividade de formação é apresentar uma breve história, conceitos e estratégias que relacionem o livro impresso às artes visuais na forma de múltiplos: livros de arte, de artista e edições independentes como instrumento de reflexão e para incentivar a sua produção local.

O projeto escambo tem esse nome porque promove a troca. São trabalhos experimentais na forma de livros e que circularão de maneira mais livre aqui na cidade. É uma proposição artística. Outra troca é quando eu apresento o projeto e falo sobre o tipo de produção, que a grande maioria não conhece. Com o minicurso, essa troca será direta. Eles vão ter ferramentas para produzir as suas próprias publicações”, ressaltou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.