Prosamim e Semulsp retiram mais de 1 tonelada de lixo de áreas revitalizadas pelo programa

#NotíciasProsamim

Prosamim e Semulsp retiram mais de 1 tonelada de lixo de áreas revitalizadas pelo programa
A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre
O fortalecimento institucional firmado entre o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), através da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), retirou mais de uma tonelada de lixo da Ligação Viária Presidente Dutra, localizada entre os bairros de São Raimundo e Glória, na zona oeste de Manaus.


O termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus surgiu com o objetivo de garantir a manutenção e a conservação adequadas dos Parques urbanos, praças, vias e residenciais construídos pelo Prosamim.


O termo de cooperação tem como meta contribuir e adequar as ações de limpeza oferecidas pela secretaria municipal de limpeza dentro dos espaços entregues pelo Prosamim. O termo visa também, com essas medidas, otimizar a coleta de lixo aumentando as ações de varrição e manutenção de limpeza de vias públicas dos parques e jardins entregues pelo Governo do Estado por meio do Prosamim.


O Prosamim equipou a cidade com novos espaços urbanos que antes se encontravam degradados pela ocupação irregular e descarte incorreto do lixo. O programa construiu parques residenciais, praças, áreas de convívio e prática de esportes para a população.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, árvore, grama, atividades ao ar livre e natureza
A UGPE, observando esse processo gradativo imposto pelo programa no processo de melhoria urbana da cidade através das obras do Prosamim, verificou a necessidade de melhorar a capacidade operacional e de monitoramento afim de que o município fosse beneficiado e pudesse aprimorar sua capacidade no âmbito da limpeza e conservação de equipamentos públicos.


O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, afirma que a Semulsp é uma parceira histórica do Prosamim desde quando o programa foi projetado, e que a UGPE viu a necessidade de se realizar um fortalecimento da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, para dar o devido suporte à limpeza dessas novas áreas construídas pelo programa.


O coordenador afirma que nessa nova fase do programa conseguiu recursos adicionais junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para fortalecer a Semulsp com a aquisição de equipamentos que a secretaria municipal de limpeza pública julgou necessários.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, criança, planta, árvore e atividades ao ar livre

“Essa quantidade de lixo que foi retirada apenas da Ligação Viária Presidente Dutra, que é uma via construída pelo Prosamim e que abrange os bairros da Glória e São Raimundo, demonstra de fato que esse fortalecimento institucional surte efeito, pois a Semulsp retirou 1 tonelada apenas de uma via construída pelo Prosamim nas margens da Bacia do São Raimundo”, afirmou.


O secretário da Semulsp, Paulo Farias, afirma que a secretaria municipal de limpeza pública vem atuando nas obras entregues pelo Prosamim há um tempo para um bom atendimento da população na utilização desses espaços públicos e a manutenção das boas condições urbanísticas dessas áreas.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza
“Esse trabalho será um trabalho permanente, onde as equipes ficam mudando de áreas periodicamente, mas sempre realizando atividades em alguma obra do Prosamim. Esse tipo de trabalho faz com que a população utilize mais as áreas próximas às suas residências, ajudando o governo e o município a terem um maior cuidado na manutenção desses equipamentos urbanos”, afirmou o secretário de limpeza pública.


FOTOS: DIVULGAÇÃO



CONTATOS: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana: Alessandro Bandeira (99119-5792), Eduardo Silva (98130-3990), Midiã Viana (99289-7724) e Tiago Corrêa (98249-0635).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.