Museu de Numismática completa 119 anos neste sábado (30/11)

Museu de Numismática completa 119 anos neste sábado (30/11)
A imagem pode conter: mesa e área interna
Aniversário será celebrado com diversas atividades culturais
Com visita guiada, mostra de colecionadores, palestras, seminário, roda de conversa, show e concerto. Assim será a comemoração do aniversário do Museu de Numismática Bernardo Ramos, que completa 119 anos. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, acontecerá nas ambiências do Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro), neste sábado (30/11), das 9h às 21h30, com entrada gratuita.
Além da visita guiada pelo Museu de Numismática – cujo acervo conta com mais de 35 mil peças, entre moedas, medalhas, cédulas, condecorações e selos –, a programação contará com exposição de diversos colecionadores, que exibirão suas coleções de 9h até 18h. Entre as peças estão discos de vinil, carrinhos, fotografias e até biojoias. A mostra acontecerá nos corredores do Palacete.
Às 9h, acontecerá a palestra “A Numismática e a Arqueologia”, com Dênio Mota, gerente do Museu de Numismática, e o arqueólogo Mick Jone Nogueira. “Vamos falar sobre a relação entre as duas ciências e a importância de cada uma delas, e também sobre a história dos espaços, pois durante a palestra vamos fazer um passeio pelos museus de Numismática e de Arqueologia”, adianta Dênio.
A partir das 10h, no Auditório Cel. Pedro Henrique Cordeiro Júnior, o maestro Marcelo Vieira, da Banda Sinfônica do Amazonas, conduzirá o Seminário de Regência de Banda, que também faz parte da Pré-Bienal Funarte de Bandas de Música 2019, encontro que envolve a partilha de conhecimento e informações sobre as diferentes realidades das cinco regiões do país. Entre as atividades do seminário, que se estende até as 18h, haverá apresentação de projetos regionais e nacionais, debates e rodas de conversa.
A imagem pode conter: mesa e área interna

Já no Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam), às 15h, Sérgio Corrêa e Rômulo Trindade conduzirão a palestra “O Olhar Fotográfico”.
A partir das 18h, a Banda Encante sobe no palco da área externa do Palacete com o show “Romances & Lendas”, com músicas que falam sobre os mitos e crendices do universo ribeirinho, e também narram histórias de amor que acontecem nas festas de Santos e Igrejas. As letras são inspiradas em bregas dos anos 1970 e rock nacional dos anos 1980, executadas em ritmos como brega pop, calypso, carimbó e guitarrada.
Fechando a programação, no auditório, a Banda Sinfônica do Amazonas fará um concerto em comemoração aos 119 anos do Museu de Numismática Bernardo Ramos, no qual serão apresentadas músicas do repertório Sinfônico e canções populares mais executadas pelo mundo, além de obras dos compositores contemporâneos de bandas sinfônicas nacionais e internacionais.
Sobre o museu – O Museu de Numismática foi organizado pelo comerciante, pesquisador, autodidata e cientista amazonense Bernardo d’Azevedo da Silva Ramos, no final do século XIX. Em 6 de outubro de 1899, através da Lei n° 296, foi autorizada a compra da coleção pelo Estado. E, em 20 de fevereiro de 1900, pelo Decreto 402, a compra foi efetivada. Finalmente em 30 de novembro de 1900, o Decreto nº 460 criou a Seção Numismática na Imprensa Oficial e seu Regulamento, dando origem legal ao Museu.
Atualmente, a coleção tem mais de 35 mil peças, que estão distribuídas em duas salas, 24 vitrines, em madeira de lei, com cristal bisotado e uma reserva técnica. O acervo exposto está organizado por continentes e é constituído por raridades de inestimável valor histórico, permitindo uma viagem através dos tempos, percorrendo da Idade Antiga, Média a Contemporânea, conhecendo usos e costumes das sociedades, a política, a economia, as soberanias e cenas do cotidiano de cada lugar.
O acervo inclui moedas, medalhas, cédulas, condecorações, selos, cartões-postais, fichas telefônicas, quadros, máquinas registradoras, máquinas de somar, fotografias, documentos e uma pequena biblioteca especializada.
Serviço: Aniversário do Museu de Numismática
Data/hora: Sábado (30/11), das 9h às 21h30
Local: Museu de Numismática, Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro
Entrada: Gratuita
FOTOS: Michael Dantas

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.