Cooperativas agropecuárias se reúnem durante a 41ª Expoagro

Cooperativas agropecuárias se reúnem durante a 41ª Expoagro


Eventos importantes para o setor fazem parte da programação da 41ª Feira e Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro). Exemplo disso foi o X Encontro do Cooperativismo Agropecuário Amazonense, que aconteceu nesta quinta-feira (03/10), no estande da Sepror. O evento foi realizado pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AM), e reuniu aproximadamente 30 dirigentes de cooperativas do ramo agropecuário do Amazonas.

Na abertura do Encontro, o secretário estadual de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, destacou a importância da retomada da Expoagro, dentro dos compromissos assumidos pelo governador Wilson Lima. “A gente está conseguindo, mesmo com todas as dificuldades que o Governo enfrenta neste primeiro ano, realizar toda a pauta de reivindicações e solicitações do setor primário. E vamos avançar cada vez mais”, afirmou o secretário.

Já para Merched Chaar, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AM), este é um novo momento para o setor e para as cooperativas. “Este momento é importante, inclusive quando vemos que o Amazonas é o campeão nacional em compras institucionais, e isso está relacionado também a maior organização dos produtores”, garantiu Chaar.

Os participantes assistiram às palestras “Cooperativismo Agropecuário como Ferramenta no de Desenvolvimento no Mercado”, proferida pelo consultor da OCB/PA, Andreos Ramiro, e “Cooperativismo no mercado institucional e o Portal Cooperativas nas Compras Públicas”, do analista da OCB nacional, João José Prieto. Ele falou sobre o portal, lançado há um ano, e que auxilia cooperativistas em todo o Brasil a encontrar editais e chamadas públicas para compras institucionais, e ressaltou o que o produtor precisa se ater em um momento como este, por que passa o Amazonas, de grande volume de compras institucionais.

“É fundamental, principalmente nesta perspectiva de crescimento, a organização dos produtores, e a cooperativa faz muito bem esse papel. E outro ponto é o diálogo constante com os gestores da política pública de compras, para demonstrar a capacidade de fornecimento da cooperativa”, finalizou ele.

Para Eliana Medeiros, presidente da Cooperativa Mista de Produtores de Manacapuru (Coomapem), esse tipo de evento é essencial para fortalecer o cooperativismo no Amazonas. “Este, a meu ver, é o melhor modelo de organização social para nós produtores, em especial os pequenos produtores. Atuo em cooperativa há 27 anos, sei que estamos longe de realidades como as grandes cooperativas em outros estados que exportam produtos, mas já avançamos muito aqui no Amazonas e vamos avançar ainda mais”, garantiu Eliana.

Segundo dados da OCB/AM, existem 57 cooperativas no Amazonas, e dessas, 30 estão ativas.

Além do titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, o encontro contou com a presença do presidente da OCB/AM, Merched Chaar; do deputado federal e membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo, Alberto Neto, e de palestrantes de outros estados.

FOTOS: Djalma Jr/Sepror

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror): Mayana Tomaz (98121-5632).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.