Sessão Especial da Aleam no CIGS é marcada por debates sobre a Amazônia

Sessão Especial da Aleam no CIGS é marcada por debates sobre a Amazônia



A defesa da Amazônia foi tema central na Sessão Plenária Especial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizada na manhã desta terça-feira (27), excepcionalmente, no Auditório do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), localizado no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus. A iniciativa de realização da Sessão foi do presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto (PSD), e da líder do governo no Parlamento, deputada Joana Darc (PR), com a finalidade de estreitar os laços institucionais.

Segundo o presidente da Aleam, a transferência do Plenário foi oportuna pelo momento crítico em que os olhares do mundo se voltam para a Amazônia com as queimadas. “Ficamos muito felizes de poder debater a Amazônia, dentro do CIGS. É fundamental entender mais sobre esse momento que requer muita atenção, devido aos altos registros de queimadas, já que a Assembleia Legislativa do Amazonas está acompanhando de perto as ações do Governo do Estado nessa questão, e se debruçando sobre as leis acerca do tema, para fazer com que elas sejam respeitadas”, analisou.

No evento, que contou com a participação com representantes de órgãos ambientais como a Secretária de Meio Ambiente (Sema), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e indígenas, o Comandante do GIGS, Coronel Mário Flávio de Albuquerque Brayner, falou sobre a importância da aproximação com a Assembleia Legislativa e em vídeo institucional mostrou o trabalho dos homens e mulheres que servem a nação por meio do Exército brasileiro.

Ele aproveitou a oportunidade para apresentar as instalações do Centro Integrado para os parlamentares, que puderam ver in loco, o trabalho realizado no local, destacando a necessidade de parcerias que proporcionem a ampliação das atividades. “É verdade que temos um papel muito importante na defesa da Amazônia, porém o Cigs vai além disso, porque além de ser unidade famosa por formar os melhores guerreiros de selva do mundo, temos uma faceta de educação ambiental, um zoológico e pesquisadores que realizam testes e pesquisas em relação a fauna e flora”, pontuou.

Falando em nome dos parlamentares presentes, o deputado Ricardo Nicolau (PSD), homenageou o trabalho do Exército Brasileiro na Amazônia, lendo a Oração do Guerreiro de Selva. Nicolau lembrou que o Amazonas vem sendo protegido pelo Exército, não só na contenção das fronteiras, mas no auxílio à população que vive nos lugares mais longínquos.

Os trabalhos das Forças Armadas para a criação do Polo Industrial de Manaus (PIM) e para abertura da BR-319 também mereceram destaque no discurso do parlamentar. “Estamos orgulhosos, sem dúvida nenhuma o Exército pode contar com a Assembleia Legislativa, para continuar sendo o Braço Forte e a Mão Amiga do povo do Amazonas”, frisou.

O Chefe do Estado Maior, representando o Comando Militar da Amazônia (CMA), Genral Polsin, parabenizou a Assembleia pela Sessão atípica. “Parabenizo a Assembleia por ter saído de suas instalações e, especialmente, por ter escolhido o Cigs para realizar essa Sessão. Espero que se repita em outras oportunidades porque nós estaremos sempre de portas abertas”, elogiou.

Como reconhecimento pelo trabalho e acolhida o presidente da Casa, Josué Neto, ao lado da deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP) e da deputada Therezinha Ruiz (PSDB), entregaram para o Coronel Brayner e para o General Polsin uma placa em homenagem, na qual a 19ª Legislatura reconhece a importância da organização militar, que forma os guerreiros de selva na defesa da Amazônia Brasileira.


Mais sobre o Zoológico do CIGS


O Centro Instrução e Guerra na Selva (CIGS) completa, este ano, 55 anos de existência. O zoológico do Centro tem grande apelo popular em Manaus, sendo o segundo ponto turístico mais visitado em Manaus, ficando atrás apenas do Teatro Amazonas. Os animais que estão no CIGS, possuem a alimentação feira pelo Comando Logístico da Instituição, sendo cadastrados.

O zoológico do CIGS recebe animais apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ipaam.









Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.