Abertura dos JEAs reúne aproximadamente quatro mil pessoas na Arena Amadeu Teixeira em festa apoteótica

Abertura dos JEAs reúne aproximadamente quatro mil pessoas na Arena Amadeu Teixeira em festa apoteótica





Aproximadamente quatro mil pessoas participaram, na tarde desta quarta-feira (17/07), da abertura da 42ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), na Arena Poliesportiva do Amazonas (Amadeu Teixeira), no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.
Além de todas as delegações estarem representadas, a cerimônia contou com show pirotécnico, apresentação da banda de rock Oficial 80 e os atletas Eduardo Trovão entrando com a tocha olímpica, depois repassada ao herói olímpico Sandro Viana, responsável por acender a pira olímpica, símbolo mundial da confraternização esportiva.
“Viajei o mundo inteiro pelo esporte e posso garantir que a abertura dos Jogos Escolares do Amazonas foi uma festa linda. Estou muito orgulhoso de poder participar e contribuir”, disse o medalha de bronze das olimpíadas de Pequim 2008."Obrigado ao Caio André, ao Luis Castro e ao governador Wilson Lima, por honrar a nossa juventude com o Jeas, completou o mais fotografado da noite.

Emoção e espírito esportivo não faltaram na festa inicial da maior competição esportiva do estado e que neste ano, já aponta a participação de 356 escolas de 36 municípios na fase final.
“É gratificante ver tantos jovens neste espírito esportivo. Nosso estado não é rico apenas na natureza e nas belezas, mas principalmente em pessoas talentosas, que fazem todo o esforço para participarem desta competição que é esporte, é saúde e é educação”, ressaltou o secretário de Estado de Juventude, Esportes e Lazer(Sejel), Caio André de Oliveira.
Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sejel, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os JEAS vão até o dia 28 de julho , movimentando oito mil atletas de todo o estado em 15 modalidades: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Basquetebol 3x3, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez. As disputas serão nos naipes masculino e feminino, nas categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Juvenil (de 15 a 17 anos).
“É um momento especial para nossa gestão ver de perto nossa juventude aqui em Manaus. É por causa desses jovens que nos esforçamos, em busca de uma educação melhor e o esporte é uma de nossas ferramentas principais nesse trabalho de preparar o nosso futuro”, disse Luiz Castro, secretário de Educação do Amazonas.
 
Para chegarem à fase final do JEAs, quase 300 mil alunos participaram das etapas iniciais. Em Manaus as disputas foram entre as escolas públicas federais, estaduais, municipais, particulares e militares. No Interior, primeiro as cidades definiram os próprios campeões e depois estes foram para os polos reginais, para definição das equipes que estariam em Manaus na fase final.
Para Sílvia Cristina, secretária de Esportes de Maués, a 356 quilômetros da capital, a cerimônia de abertura foi surpreendente e a competição era esperada ansiosamente pelo município.
“A delegação de Maués veio a Manaus com 31 integrantes e está preparada para o JEAs. Esperamos contribuir da melhor forma possível com os Jogos, disputando de igual para igual com todos os municípios e, se tudo der certo, levar a vitória para o nosso município”, destacou.
O secretário de Esportes de Novo Airão, Marcos Sarmento, parabenizou a Sejel pelo evento.
“O secretário Caio está de parabéns por todas as ações realizadas para que esse belíssimo evento pudesse ser realizado. Novo Airão trouxe 73 pessoas na delegação, entre atletas e professores, e aproveito para parabenizar o prefeito do município, Frederico Júnior, pelo apoio dado ao esporte. Tenho certeza que este será um JEAs excelente e isso já começou a ser confirmado pela cerimônia de abertura”, ressaltou.
Primeira vez - Participando pela primeira vez da competição na modalidade futsal, Amanda Andrade, de 16 anos, falou que neste momento, ansiedade é o sentimento que a define.
“Estou muito empolgada. É a primeira vez que participo dos Jogos e estou bem confiante na vitória. Minha equipe está treinada, estamos concentradas e agora, é tudo ou nada”, ressaltou.
Determinação - O professor Márcio Santos, de Parintins, município distante 372 quilômetros de Manaus, falou sobre a expectativa para a competição.
“Nós, professores, ficamos muito felizes por acompanhar os alunos e vê-los com vontade de vencer a competição. Nosso objetivo é representar bem o município e levar conquistas para casa. Tenho certeza que os atletas parintinenses darão um show nesta 42ª edição do JEAs”, afirmou.
Representado o vôlei juvenil masculino de Benjamin Constant, município distante 1.118 quilômetros de Manaus, Delso Júnior, de 15 anos, falou que está confiante na vitória da equipe.
“Viemos com sede de vitória. Nossa preparação veio desde o começo do ano e nos esforçamos muito para chegar à final da competição. Com certeza faremos um excelente JEAs e levaremos o título para Benjamin Constant”, garantiu.
Pira Olímpica – Para a surpresa e admiração de todos os atletas e do público presente, este ano, o atleta escolhido para acender a pira olímpica foi o renomado velocista e herói olímpico, Sandro Viana dos Santos, que fez a volta ao redor do ginásio com a tocha e acendeu a pira, que representa o fogo que arde no coração dos atletas e os impulsiona a dar o melhor de si na competição e buscar a vitória.
Classificação - Os vencedores da etapa estadual irão representar o Amazonas na fase Regional, que será realizada em Palmas – TO, de 11 a 15 de setembro. A partir do resultado da etapa regional é que sairão os representantes da fase nacional, que será realizada em Blumenau – SC.
Fotos: Mauro Neto / Sejel

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.