Sepror apoia ação durante Semana Nacional do Alimento Orgânico

Sepror apoia ação durante Semana Nacional do Alimento Orgânico




Neste domingo (23/06), em comemoração à Semana Nacional do Alimento Orgânico, a Secretaria de Produção Rural (Sepror), em apoio à Comissão de Produção Orgânica do Amazonas (CPORG-AM), promoverá ação na praia da Ponta Negra, a partir das 8h. No evento, uma Feira de Produtos Orgânicos da Agricultura Familiar e da Sociobiodiversidade Amazônica terá diversas atrações para fortalecer a produção orgânica regional.

 A iniciativa terá distribuição de mudas, degustação de alimentos regionais e Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) preparadas por chefs locais; entrega de certificados a agricultores orgânicos; exposição e venda de artesanato indígena; além de atividades físicas como aulas de zumba e tai chi chuan.

 Agroecologia e alimentos orgânicos, tendência de crescimento no Amazonas

O consumo de alimentos orgânicos tem crescido no Brasil. No Amazonas, este percentual foi ainda maior: o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) registrou aumento de 267% em três anos.



Reflexo do crescimento foi a sanção da Lei Estadual 4.581, de 11 de abril de 2018, que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. Ela estabelece, dentre outras coisas, a criação do Conselho e do Plano Estadual de Agroecologia e Produção de Orgânicos, ficando a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) responsável por liderar a criação e execução dos mesmos.

 Esses segmentos, de acordo com o secretário da pasta, Petrucio Magalhães Júnior, serão priorizados no novo governo. “O incentivo à produção agroecológica e orgânica é uma de nossas prioridades. Já demos os primeiros passos com uma reunião com Ministério Público, representantes de ONGs, lideranças indígenas e produtores”, destacou ele.

 Números – Em 2015, o número de produtores orgânicos credenciados no Amazonas pela Superintendência Federal da Agricultura/Mapa, era em torno de 76 famílias; hoje, saltou para 203.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.