Obras da rede de esgoto do bairro São Raimundo avançam em 57% de execução

Obras da rede de esgoto do bairro São Raimundo avançam em 57% de execução


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), já executou 57% das obras de rede de esgoto no igarapé da Bacia do São Raimundo, zona sul da capital. As obras abrangem os bairros do Centro, Presidente Vargas, Aparecida, Glória, Santo Antônio, São Raimundo e Educandos e estão sendo realizadas em três turnos, diariamente, para dar celeridade e trazer a normalidade do trânsito nessas regiões.

Essas obras fazem parte do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) referentes ao projeto de modernização da rede de tratamento de esgoto, que vem sendo executado nesses bairros para melhoria no abastecimento de água e redução da poluição do rio Negro. O projeto contempla a construção de 24 quilômetros de redes de esgoto e a construção de seis elevatórias, que consistem em um sistema moderno de bombeamento do fluxo do esgoto proveniente das residências.

Essas elevatórias estão distribuídas na bacia do Igarapé do São Raimundo, cujo destino será a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro do Educandos, que está em construção. As obras de redes de esgoto, as seis elevatórias e a ETE irão tratar o esgoto de mais de 130 mil pessoas que residem na zona sul de Manaus, possibilitando assim o envio de um esgoto tratado ao Rio Negro.

“Com as obras houve a interdição de quatro ruas nos bairros do São Raimundo e Aparecida. Nessas localidades, as obras têm sido executadas de segunda a sábado, no turno diurno. Nesses trabalhos estão envolvidos a mão de obra de 314 operários, operadores de máquinas, engenheiros e técnicos de segurança no trabalho”, destacou o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.


Obras noturnas – As vias principais que estão recebendo as obras de implantação da rede de esgoto também ocorrem no período noturno, visando evitar transtornos aos motoristas e usuários do transporte público. Os serviços noturnos estão sendo executados após as 22h e englobam a rua Epaminondas, bairro Centro, e a avenida Constantino Nery. Para os trabalhos noturnos foram contratados mais operários, resultando na geração de 63 empregos diretos.



Fotos: Tiago Corrêa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.