Governo do Amazonas, através da Sepror entrega veículos, equipamentos e fomento a produtores rurais e inaugura nova feira da ADS

Governo do Amazonas, através da Sepror entrega veículos, equipamentos e fomento a produtores rurais e inaugura nova feira da ADS




Com o objetivo de fortalecer o setor primário, o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, fez a entrega oficial de nove veículos e cinco kits de feiras a produtores rurais e concedeu fomento a 25 associações e cooperativas da capital e interior do Estado, na manhã desta quinta-feira (28/03).
Carlos Almeida Filho destacou a importância que o novo governo tem dado ao setor primário, para que ele seja uma alternativa à matriz econômica do Estado e garantiu que mais ações estão por vir.
“Não é segredo a prioridade que o governador Wilson Lima dá ao setor primário. Sabemos da necessidade de melhorar a infraestrutura para escoamento da produção, por isso já estamos fazendo um planejamento para um pacote de obras especifico para ramais, estradas e vicinais”, garantiu o vice-governador.


O evento, realizado na sede da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), na zona sul de Manaus, reuniu ações conduzidas pela secretaria e órgãos vinculados – Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) – e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, falou sobre o momento propício para o desenvolvimento do setor primário e ressaltou a importância da reativação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS-AM/Sepror).
“O conselho é o instrumento adequado para fazer o diálogo e definir as políticas públicas prioritárias para o setor. O governador, ainda em campanha, disse que iria resgatar mecanismos de diálogo com o cidadão e é para esse cidadão que estamos trabalhando”, afirmou o secretário.


Na ocasião, o CEDRS-AM retomou oficialmente suas atividades, com a apresentação do presidente e os 51 órgãos integrantes.

Participaram do evento, o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, que também é o presidente do CEDRS-AM; o diretor- presidente da Adaf, Alexandre Araújo; o diretor-presidente da ADS, Flávio Antony Filho; a diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Eda Oliva, e a secretária executiva de Assuntos Administrativos do FPS, Kathelen Santos. Além deles, participaram da abertura do evento, o deputado estadual Augusto Ferraz (DEM) e prefeitos de vários municípios.

Sobre o CEDRS-AM – O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável é um espaço de articulação e concertação, entre diferentes níveis de governo e organizações da sociedade civil, para estabelecer normas e procedimentos necessários ao acompanhamento do planejamento e execução das ações voltadas para o desenvolvimento territorial sustentável do Estado do Amazonas.
O objetivo do CEDRS-AM é também propiciar a geração, difusão e utilização de conhecimentos científicos e tradicionais, tecnológicos, gerenciais e organizativos pelas populações rurais. E, ainda, subsidiar as áreas competentes, nas adequações de políticas públicas para desenvolvimento rural sustentável, especialmente das atividades relacionadas com o ordenamento territorial, zoneamento ecológico e econômico.

Defesa agropecuária – Foram entregues nove pick-ups que serão incorporadas à frota do órgão para atender as Unidades Veterinárias Locais (UVLs) de Apuí, Autazes, Boca do Acre, Guajará, Humaitá, Lábrea, Santo Antônio do Matupi (Manicoré), Presidente de Figueiredo e Tabatinga.
Os novos veículos, que vão servir para intensificar as ações da defesa agropecuária e florestal do Amazonas, foram adquiridos por meio do Convênio n° 839205/2016, entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Adaf.


Nova Feira da ADS – Também foi inaugurada a Feira de Produtos Regionais da ADS que passará a funcionar todas as sextas-feiras, a partir das 16 horas, no estacionamento da Sepror. A nova feira contará com a participação de 70 produtores de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Careiro da Várzea e uma praça de alimentação com café regional.

Kits de feiras – Para incentivar as feiras municipais de produtos regionais, a ADS entregou cinco kits para produtores dos municípios de Eirunepé, Iranduba, Presidente Figueiredo, Maués e Urucará. Cada kit é composto por quatro tendas 10×10, quatro expositores para peixes, 100 mesas, 100 cadeiras, 100 coletes, 100 bonés e duas faixas.
Nas feiras realizas por meio da ADS, os próprios produtores comercializam hortifrutigranjeiros, laticínios, artesanato, peixes, carnes e outros produtos regionais diretamente para o consumidor, sem atravessadores. Com isso, os agricultores têm apoio para vender sua produção, aumentando a renda e beneficiando, também, os consumidores com produtos de qualidade e preços mais baixos.



Só no ano passado, o programa de feiras da Agência, na capital, comercializou mais de 6 milhões de quilos de alimentos. Com a inauguração da feira no estacionamento da Sepror, Manaus passará a contar com nove feiras espalhadas pelos principais bairros e 13 no interior do Amazonas.

Fomento – Durante o evento na Sepror, o vice-governador Carlos Almeida Filho fez a entrega simbólica de fomento para 25 associações e cooperativas do setor primário de oito municípios do Amazonas. Os beneficiados foram contemplados por meio do edital 003/2017, do FPS. Receberam o fomento produtores de Manaus, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.