Governador em exercício, Carlos Almeida Filho, inaugura Biblioteca Antenor Ferreira Filho na UEA

Governador em exercício, Carlos Almeida Filho, inaugura Biblioteca Antenor Ferreira Filho na UEA

Novo espaço funciona como incentivo à pesquisa e disseminação do estudo no estado

O governador do Amazonas em exercício, Carlos Almeida Filho, inaugurou, nesta terça-feira (26/03), a Biblioteca Setorial Antenor Ferreira Filho na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA). Com um acervo de 13.475 mil exemplares, o espaço servirá atenderá alunos, professores, técnicos administrativos e comunidade externa.

Estiveram presentes o reitor da UEA, o professor doutor Cleinaldo Costa, o vice-reitor, o professor doutor Cleto Leal, a diretora da EST Profa. Ma. Ingrid Figueiredo, técnicos administrativos, alunos da unidade e a Hosana Ferreira, esposa do professor homenageado, que agradeceu à universidade pela homenagem. “Antenor era apaixonado pela educação e incansável na disseminação do ensino e através desta instituição, não poupou esforços pra desenvolver projetos para alcançar pessoas até o interior do estado”, disse..

Ex-aluno do Instituto de Tecnologia da Amazônia (Utam), onde está localizada a EST, o vice-governador Carlos Alberto Filho relembrou o professor Antenor Ferreira Filho e a importância da unidade acadêmica. “Essa homenagem não é à toa. Ele gostava de nos motivar e queria fazer com que nós tentássemos superar nossos limites. Eu sempre adorei a Universidade e a Utam, hoje a EST. Eu praticamente morava na biblioteca da Utam. Passava dias e dias buscando informações. Então, fico muito feliz em retornar aqui alguns anos depois e ver que uma área dessas foi transformada em uma biblioteca de qualidade, com decência e dignidade para o desenvolvimento de algo que para nós é essencial: desenvolvimento e tecnologia, uma das metas do nosso Governo”, disse.


Os mais de 2 mil alunos matriculados nos cursos da EST, além de professores, técnicos, comunidade externa e estudantes de outras unidades da UEA, também terão acesso à biblioteca. “Nosso sistema de bibliotecas é integrado, então os alunos poderão ter acesso a empréstimo domiciliar e todos os serviços que a biblioteca oferece”, explicou a diretora da EST, Ingrid Figueiredo, sobre o espaço que conta com biblioteca virtual, ambiente de pesquisa com laboratório de informática, sala de estudos individuais, entre outros ambientes integrativa.

O reitor Cleinaldo Costa afirmou que a biblioteca é o coração da universidade e agradeceu o apoio do Governo do Amazonas na reforma do espaço. “Esse cenário novo bem construído, bem qualificado com modernidade tecnológica irá apoiar a educação, a aprendizagem e ensino na nossa universidade. Fazer uma biblioteca nova significa pensar no futuro da nossa Universidade e no futuro do Amazonas, e aqui dentro nos estamos construindo o futuro do estado. Quero agradecer ao governado Wilson Lima e ao nosso vice-governador Dr. Carlos Almeida Filho, ex-aluno dessa casa, pela oportunidade e atenção politica por inaugurar este espaço. É um dia de júbilo para o Amazonas”, agradeceu o professor.

O aluno de Engenharia Química Lucca Fernando Souza ressaltou a importância do novo espaço para a não evasão escolar. “Como a maioria dos cursos é de tempo integral, então, às vezes, temos uma transição de uma aula e outra e o aluno fica sem onde ocupar. A biblioteca vem para ajudar, auxiliar e dar esse espaço de ocupação para o universitário, onde podemos interagir e trabalhar com tecnologias”, salientou o estudante.


A nova biblioteca da EST faz parte das ações de modernização e trabalho da gestão superior da Universidade em favor da comunidade acadêmica da instituição. O objetivo é que todas as bibliotecas da Universidade tenham o mesmo padrão.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.