Extrativistas do AM ganham bolsa de estudos em universidade indiana

As agroextrativistas embarcam no próximo dia 18 de agosto para a Índia 

(Foto: Maysa Leão / Memorial Chico Mendes)


CARAUARI – Agroextrativistas residentes em Carauari  município distante 778Km de Manaus, foram selecionadas para curso técnico de energia solar na Universidade Barefoot College na India. Margarete Gondin, Evane Costa e Maria José Lima embarcam no próximo dia 18 de agosto para a Índia, onde receberão bolsas de estudo.
O curso terá duração de seis meses e o objetivo é que as agroextrativistas sejam capacitadas para manejar os equipamentos de geração de energia solar tanto na instalação quanto manutenção.
A intenção é que após o curso, as mulheres liderem soluções técnicas de energia solar nas comunidades ribeirinhas do Médio Juruá. Sobre a experiência, as agricultoras relatam que o tempo distante de suas famílias tem sido a maior preocupação. Para Margarete, o esforço valerá a pena.
“O marido vai ficar com saudades, não queria que eu passasse tanto tempo longe né? mas é preciso, vou voltar com o aprendizado, podendo ensinar mais pessoas da comunidade, pois muitas ainda vivem na escuridão ou usam gerador de energia e é caro comprar combustível”, disse.
A expectativa da viagem está sendo direcionada para as descobertas através da web para desvendar o distante continente asiático. “Eu já pesquisei muito na internet sobre a Índia, sobre a cultura, alimentação e costumes, a gente precisa estudar sobre o lugar que vamos viver”, disse Margarete
Ela relata também que a oportunidade do curso foi anunciada durante uma assembleia comunitária organizada pela Asproc (Associação dos Produtores Rurais de Carauari) com a presença de cerca de 500 agricultores e extrativistas.
“Algumas pessoas  se interessaram pelo curso, mas muitos tem medo de se afastar de casa e da família, pois nunca estiveram tanto tempo distante de casa ainda mais em um país onde não saberemos nos comunicar através da língua”, contou. A agroextrativista explica que em virtude das barreiras linguísticas o curso será ministrado através de códigos, cores e vídeos. Além disso, os custos de passagens aéreas, estadia e alimentação serão assumidos pela universidade, além da bolsa de estudos.
A Berefoot College é uma universidade indiana apoiada pelo governo daquele país e, como parte de seu programa de cooperação internacional, tem trabalhado em  mais de 90 países para levar escolarização e novas oportunidades para pessoas da zona rural com baixo poder aquisitivo.
Essa ação é uma parceria com a Asproc que coordenou a mobilização comunitária e o processo de seleção das mulheres indicadas, está custeando e apoiando a habilitação destas, na aquisição de passaporte e visto à ingressar na India.  Além disso tem assumido o desafio, com o apoio de parceiros, de gerar soluções de energia limpa, renovável e sustentável para a promoção dos  modos de vida das populações tradicionais.
Fonte: http://amazonasatual.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.