ALVORADA GARANTIDO


Em 1974 Paulinho Faria teve a ideia de sair pelas ruas da Ilha Tupinambarana,apoiado pelo maior e melhor Artista de Parintins JAIR MENDES.Para quem nĂŁo conhece,Paulinho Ă© o menino de ouro.
Sim, aquele que eternizou a Contagem Oficial 1,2,3,e já...para o Reck Monteverde tocar o tambor e dar inicio ao dois pra lá e dois pra cá, a brincadeira fortaleceu e virou tradição.
Vem mucura, cutia, bicho folharal, Cavalo manco, curupira. Todas as tribos e clĂŁs reunidos em volta desse grande movimento encarnado chegam a Ilha da alegria, de Asa Dura, bubuĂ­a, rabeta, no tronco ou em Caravanas programadas o ano inteiro. NĂŁo importa se vai sair da balsa amarela, rodway, Docas, de algum barranco ou beirada. O importante Ă© que desague na Ilha!

Chegando à Cidade Garantido, iniciam-se os aquecimentos com um show de todos os Itens Oficiais. Logo após saem pelas ruas da cidade chegando a Catedral de Nossa Senhora do Carmo para pedir a bênção.
A disputa das Mucuras pelo look, make e hair bafônico é grande! Todas trabalhadas na semente de tucum, anel de tucumã, colares de açaí, brincos, cocares e cintos de pena, desde os bordados e pinturas indígenas.
Chegam plenas no Curral e sem penas na Catedral! Pelo caminho perdem seus adereços. Tornam-se Cinderelas deixando cair seu sapatinho pelo caminho. Sua carruagem nada mais é que um triciclo abastecido com muita caipirinha, cerveja, catuaba, nevada e tudo que puderem ingerir.


O encanto nĂŁo termina a meia-noite, mas ao amanhecer! Chegar pela manhĂŁ Ă© questĂŁo de honra. Se nĂŁo aguenta, nem vem. Se teu parceiro (a) Ă© Garantido e vocĂŞ contrário, ou tu vais ou tu ficas, pois, ele “Ă© perigoso porque rouba coração”. AĂ­ nĂŁo tem como competir nĂ©!?
Mas se tu não podes comparecer nessa Alvorada, calma. Agenda 12 e 24 de junho pois, ele fará o mesmo trajeto homenageando os namorados e São João.
Vem para Parintins ser Perreché do Brasil e fazer parte do Balanço do Norte....EU FUI!!!!
Cabocla Carioca



*FOTOS 
Dr.DĂŞnison Bentes
Boi Garantido

Por: Vanessa Reis no ParintinĂŞs.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.