Devotos de São Jorge contam suas histórias de fé e celebram o santo guerreiro



Fé. Simplesmente, fé. É o que levou Wilsinho de Cima, 47, o intérprete oficial da escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, a “fechar as costas” com a tatuagem do santo de devoção. É o que faz Alício Neto, 16, uma vez por ano, vestir os trajes característicos daquele a quem sua vida foi entregue e sair pelas ruas de Manaus: São Jorge.

Nesta segunda-feira, dia 23 de abril, a igreja católica celebra o dia de São Jorge. Em Manaus, a data foi celebrada com programação especial na Paróquia do bairro que leva o nome do santo guerreiro, na Zona Oeste de Manaus. Onde a reportagem encontrou Wilsinho e Alício, em meio aos oito mil devotos (conforme a Polícia Militar), que saíram às ruas do bairro São Jorge, mesmo com a chuva, em procissão para mostrar sua fé.

“A minha história com São Jorge é muito grande. Eu estava, na época, desempregado. Com 15 anos de idade, eu estava correndo atrás de emprego, e uma senhora me deu um ‘santinho’ de São Jorge e eu coloquei no bolso. Só que não dei importância para aquilo. Duas semanas depois, eu já tinha lavado a calça e tudo, eu fui ver e o santinho tava intacto. Eu fiquei emocionado com aquilo e me apeguei a ele”, conta Wilsinho.


Todos os anos o sambista participa da tradicional procissão. O santo, que também é o da devoção do Papa Francisco, é a quem Wilsinho atribui as graças que alcança. Devoção que ele sente na pele, que arrepia quando ele fala da fé; que suportou a dor para estampar a imagem de São Jorge.

“É muita coisa. É tanta coisa boa na minha vida, minha família, sem problemas de doença”, responde Wilsinho, questionado sobre as graças alcançadas. “Foram três sessões”, conta ao falar a história da tatuagem.

“Na verdade, eu era doido para fazer uma tatuagem, mas no braço. Eu fui ao meu tatuador, tinha a imagem pequenininha. Ele grudou no canto das minhas costas, virou para mim e falou: ‘Wilsinho, borá fechar tuas costas?’. Eu falei: ‘Sério?’ e ele ‘Sério’. Então eu disse ‘Bora, taca fogo’”, brinca o intérprete. A tatuagem de Wilsinho foi feita em 2016.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.